Correio de Carajás

Marabá terá de devolver quase R$ 1 milhão ao Ministério da Saúde

Além de deixar mais de 8 mil pessoas na fila de espera por cirurgia, a Prefeitura de Marabá ainda será obrigada a devolver verba do governo federa que não foi usada

SMS não fez nenhuma cirurgia eletiva e agora Marabá terá de devolver recursos federais
Por: Chagas Filho
✏️ Atualizado em 09/12/2025 17h41

Qual o preço da incompetência administrativa? Marabá terá de devolver R$ 986,3 mil ao Ministério da Saúde (MS) até o próximo dia 31. Isso ocorre porque a prefeitura não foi capaz de fazer nenhuma cirurgia eletiva neste ano de 2025.

Como o município recebeu esses recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), do Ministério da Saúde, mas não teve competência para aplicar o dinheiro, agora a verba terá de ser devolvida.

Enquanto isso, mais de 8 mil pessoas estão na fila aguardando para fazer cirurgias eletivas, que são procedimentos médicos não urgentes, como remoção de vesícula, hérnias ou cirurgias ginecológicas e ortopédicas.

Leia mais:

A reportagem do CORREIO apurou que o prazo que o município tinha para comprovar a aplicação do recurso era até o dia 20 do mês passado. Como não o fez, por não ter sido capaz de fazer sequer uma cirurgia eletiva em um ano de governo, o município agora terá de devolver a verba federal.

Como é de praxe, o CORREIO solicitou uma resposta da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) sobre o assunto, mas ainda não recebeu resposta.