Nesta quarta-feira (27), acontece em Marabá, no sudeste do Pará, um ato público em solidariedade às vítimas de Mariana e Brumadinho. A manifestação acontece a partir das 8 horas, em frente ao prédio do Fórum de Justiça de Marabá.
O evento é encabeçado pelo Movimento dos Atingidos pela Mineração (MAM) e reúne ainda estudantes, professores, pesquisadores, sindicalistas, trabalhadores em geral e moradores de áreas próximas a barragens.
Integrante do Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular (Cepasp), Raimundo Gomes da Cruz Neto, um dos organizadores do evento, explica que o ato se justifica porque nesta região existem três grandes barragens de rejeito da mineradora Vale: em Parauapebas (Projeto Ferro Carajás), Marabá (Cobre Salobo) e Canaã dos Carajás (Cobre Sossego).
Leia mais:Milhares de famílias de camponeses e também moradores de áreas urbanas vivem no entorno dessas barragens. Um desabamento poderia provocar, além de mortes, danos ambientais, como a poluição dos rios Parauapebas, Rio Verde, Itacaiúnas e Tocantins; e Igarapé Salobo.
O Fórum de Justiça fica localizado nas margens da BR-230, a popular Rodovia Transamazônica (Chagas Filho)