Correio de Carajás

Marabá terá 16 dias focados no combate à violência contra a mulher

Durante 16 dias, a partir do mês de novembro, Marabá terá ações focadas no combate à violência contra a mulher. A programação inicia na próxima quarta-feira, 16, com uma cerimônia na Câmara Municipal de Marabá (Avenida Hiléia, Agrópolis do Incra, Núcleo Cidade Nova), a partir das 14h. Pelo menos 13 ações ativistas estão programadas para acontecer ao longo desse período.

O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal do Direito da Mulher (Comdim), em parceria com outras instituições e movimentos sociais marabaenses. Para as organizadoras, este é um momento para que a sociedade reflita sobre as diversas camadas que envolvem a violência contra a mulher: a faixa etária, que vai desde bebês à mulheres adultas; os ambientes onde ela ocorre; classe social; entre outras.

Durante coletiva de imprensa para divulgar as ações, Nadjalucia Oliveira Lima, secretária de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), ressaltou a relevância da pauta: “Aqui na cidade nós temos trabalhado muito no combate à violência contra a mulher, as nossas conselheiras são militantes que trabalham diariamente nessa causa e nós levamos informações todos os dias. Mesmo assim os índices ainda são muito elevados”.

Leia mais:

Entre as estatísticas preocupantes, dados do Portal da Transparência da Segurança Pública do Estado do Pará demonstram que entre janeiro e setembro de 2022, em Marabá, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio. Outras 73 foram estupradas.

Além das palestras, rodas de conversa e debates, a programação inclui o “Dia D – Cadastro das Instituições e Movimentos de Mulheres”, no dia 25 de novembro, um trabalho importante para que seja realizado um levantamento das entidades que realizam ações com mulheres, números dos casos que elas atendem e quais atividades realizam.

 

PROGRAMAÇÃO

16/11, quarta-feira, das 14h às 18h – Abertura oficial: I Encontro de meninas e mulheres estudantes de Marabá. Local: Câmara Municipal de Marabá.

17/11, quinta-feira, às 5h – Circuito turístico Parauapebas/Carajás para conhecer o Projeto Mulheres de Barro e o Projeto Ferro de Carajás.

18/11, sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h – Formação para rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá.

19/11, sábado, das 8h às 12h – Formação para mulheres e meninas das igrejas. Local: Plenarinho da Câmara.

20/11, domingo – Dia da Consciência Negra, organização: Mulheres Raízes do Cabelo Seco. Local: Velha Marabá, Cabelo Seco.

24/11, quinta-feira, das 9h às 11h – Mulheres na carreira jurídica (OAB), tema: A atuação da comissão da mulher advogada na defesa dos direitos da mulher. Local: Plenarinho da Câmara.

25/11, sexta-feira, às 8h – Marcha pela vida das mulheres. Saída da entrada da Marabá Pioneira.

26/11, sábado, das 8h às 12h – Dia D de cadastro das instituições e movimentos de mulheres. Local: Auditório da Seaspac.

28/11, segunda-feira, das 14h às 17h – Mesa redonda sobre o tema “Violência obstétrica: como prevenir”. Local: Auditório da Seaspac.

29/11, terça-feira, das 8h às 12h – Índice de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na população marabaense e realização de testes rápidos e distribuição de preservativos femininos e masculinos. Local: Auditório da Seaspac.

30/11, quarta-feira, a partir das 9h – Reunião com a Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor da Infância e da Juventude, da Mulher e do Idoso. Local: Câmara Municipal de Marabá.

01/12, quinta-feira, das 8h às 12h – Grupo de trabalho específico para a Rede de Atendimento à mulher. Local: Auditório da Seaspac.

02/12, sexta-feira, a partir das 17h – Roda de Conversa “O pôr do sol com elas”, tema: Práticas culturais e garantias de direitos da mulher artista. Local: Pontal da Orla.

03/12, sábado, das 08h às 17h – IV Ação: Cidadania e inclusão social à pessoa com deficiência. Local: Ginásio Municipal Osorinho.

06/12, terça-feira – Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres.

10/12, domingo, a partir das 18h – Encerramento: Encontro cultural de meninas e mulheres amazônidas. Local: Toca do Manduquinha.

(Luciana Araújo)