Correio de Carajás

Marabá: Temporal causa estragos na madrugada de Natal

O inverno segue rigoroso em Marabá e a cada dia exigindo mais cuidados dos moradores e do poder público. Desta vez um temporal com ventos fortes e chuva demorada não apenas alagou ruas como causou destruição em vários pontos da cidade na madrugada de Natal. Somente nesta manhã de sábado (25) foi possível ter uma dimensão dos estragos. A destacar: casas destelhadas e queda de grandes árvores no Centro da cidade, bloqueando ruas. De outro lado, não há relatos de pessoas feridas.

Uma das árvores que caiu fica na Avenida Antônio Maia, bem próximo ao cruzamento do semáforo e está atravessada na pista bloqueando a mão de quem trafega no sentido de saída do bairro. Restos para-choque e lanterna quebrados de um carro, demonstram que na hora da queda, na madrugada, ela atingiu algum veículo, mas pela manhã não havia sinal do mesmo.

Outra árvore de enorme copa e antiga caiu na Orla de Marabá e também está atravessando e bloqueando a pista. O mesmo se deu na Av. Tocantins, no Novo Horizonte, com árvore caída à altura da Igreja Católica. Mas esta foi recolhida logo cedo e já não impede deslocamentos.

Leia mais:

DESTELHADOS

Há notícias de casas e imóveis comerciais destelhados nos quatro cantos da cidade. Só na Nova Marabá foram 4 ocorrências que chegaram ao conhecimento da Reportagem.

Na Marabá Pioneira, o telhado do prédio que abriga o projeto social “Transformar”, no Bairro Francisco Coelho, voou e deixou o andar superior totalmente destelhado.

SEM ENERGIA

De outro lado, há quem esteja sem energia depois do temporal. “Como é difícil estar no papel de consumidor. Você paga a sua conta em dia e ainda assim, não tem garantia de fornecimento regular de energia. Em determinado trecho aqui no Bairro Cidade Jardim, basta cair uma chuva acompanhada por vento e relâmpagos, que a energia logo vai embora, sem qualquer previsão de restabelecimento. Está cada vez mais frequente passar horas e mais horas, até noites em claro, esperando o serviço ser normalizado”. O relato é da empresária Kátia Lourenço em mensagem à Redação do portal. Até agora, quase ao meio dia de sábado ela não teve a energia restabelecida, pelo que se queixa da empresa Equatorial Energia.

“Enquanto isso, com muito custo, em razão da falta de energia, você registra inúmeras reclamações, mas nada é feito. Desde a madrugada, estamos à espera de energia, mas nada foi feito. As ligações para a equatorial são encerradas com um Feliz Natal. Enquanto isso, são inúmeras pessoas sem dormir, crianças e idosos sofrendo com tamanho descaso. Que sensação de impotência. Até quando ficaremos esquecidos pela Equatorial?”, reclama a consumidora. (Da Redação)

 

Na orla, outra árvore caída.
Telhado deste imóvel voou. No local funciona um projeto social.

Nota de Posicionamento

A Equatorial Pará informa que as incidências de falta de energia coletiva, registradas no fim de semana do Natal, em Marabá, foram atendidas prontamente pelas equipes técnicas plantonistas e por equipes extras que foram remanejadas para que o serviço de restabelecimento fosse concluído no menor tempo possível.

As intensas chuvas do fim de semana causaram danos na rede elétrica, pois os fortes ventos da tempestade arremessaram galhos, árvores, objetos metálicos, placas, telhas, entre outros, contra os cabos e equipamentos da distribuidora.

A Equatorial esclarece que todos os serviços mais complexos e demorados, como substituição de postes e reconstrução de redes, já foram concluídos, restando, atualmente, os casos de faltas de energia individuais, mas que já estão sendo tratados de forma gradativa pela empresa.

As equipes técnicas da distribuidora seguem atuando, sem medir esforços, para atender todos os clientes e normalizar totalmente o serviço.