Correio de Carajás

Marabá tem Maria da Penha registrada, arma apreendida e veículo recuperado

A movimentação na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil durante a segunda-feira (5) foi intensa. Além do “desmanche de um desmanche” de motocicletas na Folha 16, realizado pela Polícia Militar, houve registros de violência doméstica, recuperação de veículos e porte ilegal de arma de fogo.

A primeiro caso ocorreu por volta das 16h20 quando agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram uma espingarda calibre 20 sem munições, na mochila de Walteir da Conceição Madeira, passageiro de um ônibus que estava a caminho da Vila Itainópolis. A abordagem ocorreu no posto da PRF na BR-155 e foi constatado que o homem não possuía registro ou porte para a arma de fogo, sendo conduzido à delegacia.

Mais tarde, às 19h45, o Destacamento da Polícia Militar de Morada Nova encontrou uma motocicleta, modelo Honda Pop 100 de cor vermelha, sem placa, abandonada na Rua 9, no Residencial Jardim do Éden. Por possuir registro de furto, os militares logo entraram em contato com a proprietária. A vítima informou que a moto havia sido furtada em uma praça de Nova Ipixuna, na madrugada do domingo (4).

Leia mais:

MARIA DA PENHA

A última ocorrência do plantão foi registrada também em Morada Nova, quando o Destacamento atendeu um caso de violência doméstica. Josafá Alves Palhano tentou arrebentar e invadir a residência da ex-companheira. Ela, por medo, escondeu-se na casa de uma vizinha. Quando os militares chegaram ao local encontraram o homem na frente da casa, aparentemente embriagado.

Na Delegacia, Josafá comentou sobre a ocorrência / Foto: Josseli Carvalho

A vítima relatou aos agentes do Destacamento que Josafá já havia quebrado a casa algumas noites atrás e que possuía uma medida protetiva para que ele não se aproximasse. O cabo Getúlio Rios Frazão informou, no registro da ocorrência na Delegacia, que havia acompanhado o oficial de justiça que entregou a medida protetiva, no dia 10 de julho.

Por ter infringido a medida, Josafá foi algemado – devido ao estado de embriaguez – e encaminhado para a Seccional. Na Depol, o Portal Correio conversou com o homem, que disse estar tentando entrar em um acordo com a vítima para vender a casa e ter a sua parte.

“Nos separamos tem 15 dias, nós temos dois filhos e eu não queria fazer nada, só conversar”, explicou Josafá. Ele ainda disse que costuma ingerir bebida alcóolica constantemente. “Eu trabalho lubrificando veículos em um posto, quando saio do trabalho eu encosto em um barzinho para beber umas, sabe como é?”, comentou, um pouco confuso.

A vítima também compareceu à delegacia e desabafou com a Reportagem do Portal Correio, dizendo que não suportava mais a situação de alcoolismo do ex-companheiro. “O mal dele é a bebida, já dei várias chances para ele, mas não dá mais. Estávamos há quase 24 anos juntos, mas me cansei da situação”, confessou a mulher, em tom sereno. (Zeus Bandeira – Colaboração de Josseli Carvalho)