Na Vila São José (também conhecida como Km 8), BR-230, em Marabá, na manhã desta sexta-feira, 19, foi inaugurado o 1º Batalhão de Polícia Rural (1º BPR) do Estado do Pará. Ele será o responsável por garantir a segurança de toda a zona rural do sul e sudeste do Estado. No comando do batalhão está o tenente-coronel Oeiras e sua intenção é uma só: garantir a segurança dos cidadãos daquela área.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Carlos Xavier, e outros membros de entidades do agronegócio compareceram ao ato, que é uma resposta do governo do Estado a demandas historicamente colocadas por estas entidades. A insegurança no campo sempre foi um fator de prejuízos a este ramo da economia.
O efetivo do novo batalhão contará, inicialmente, com mais de 50 policiais e cinco viaturas. A previsão é de que esses números aumentem após a formatura dos novos soldados, em setembro. Até o momento já foram feitas reuniões com 86 associações rurais do município de Marabá, em parceria com a Secretaria de Agricultura e do Sindicato Rural. Posteriormente serão mapeadas as áreas de outros municípios.
Leia mais:O comandante informa que o 1º BPR irá atuar como primeiro esforço: “Faremos esse trabalho de prevenção, quando houverem situações de conflitos agrários irá ficar com o batalhão de missões especiais. Esse primeiro embate, dicas de segurança, garantia de segurança, o escoamento da produção ali pelas vicinais para evitar assaltos, vai ficar a cargo do 1º BPR”.
O novo batalhão está localizado em um endereço estratégico na Vila São José, a poucos metros da BR-230. As instalações contam com alojamento climatizado e salas onde o trabalho burocrático será realizado. Durante a cerimonia de inauguração, diversas autoridades estiveram presentes, além de moradores da região.
Ivaldo Alves Santos, presidente da associação de moradores, falou alegremente à Reportagem do CORREIO que as portas da comunidade estão abertas para o batalhão. “Toda a comunidade só tem a ganhar, com certeza. Nós queremos que a vila não tenha mais esse problema de criminalidade, nossa região só tem a ganhar”, comemora. Ele aponta que cerca de 6 mil pessoas moram na vila e como representante da comunidade, Ivanildo agradece a chegada do policiamento e acredita que a presença dos PMs irá coibir muitas coisas por ali.
Para João Chamon Neto, secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, a implantação do batalhão é uma conquista aguardada a muitos anos: “É uma ação aguardada a muitos e muitos anos, não só pelo campo, mas por toda a sociedade civil aqui da região”.
Ele analisa que a pacificação da zona rural reflete na cidade e que o batalhão irá fortalecer a paz no campo e garantir a permanência do homem no setor rural. Para o secretário, a presença da PM irá refletir em mais apoio técnico, saúde, educação para essa região e, principalmente, o tão questionado problema da segurança pública no campo.
O 1º BPR é estratégico, afirma José Dilson Melo de Sousa Junior, comandante geral da PM-PA. Ele trará confiança não só ao proprietário rural, mas também para o trabalhador do campo. E é justamente esta a vontade das autoridades, prevenir os conflitos e levar a segurança a todos os cantos do Estado.
“As localidades rurais são as mais distantes dos centros urbanos e de difícil acesso. Os policiais vão ter todo o equipamento, viaturas apropriadas para poder chegar nas propriedades e localidades mais distantes”, analisa o comandante geral. A tecnologia de georreferenciamento (processo de reconhecimento de um local, realizado a partir da utilização de mapas ou imagens de satélites) será uma aliada desse batalhão pois irá auxiliar no conhecimento da área onde ele irá atuar.
“É muito importante na hora que a gente vai atender uma ocorrência, saber a sua localização exata. Como nós vamos estar mapeando todas as propriedades rurais, vamos saber sua localização exata, latitude e longitude e com isso diminuir o tempo resposta no atendimento e reverteremos a lógica da atuação, de reativa, após o crime, para a preventiva, que é muito mais eficaz”, finaliza Dilson Junior.
(Luciana Araújo)