Correio de Carajás

Marabá sedia Encontro sobre Agricultura Familiar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1 Visualizações

Acontece hoje, terça-feira (12), em Marabá, o Encontro das Organizações Produtivas da Agricultura Familiar do Pará. O objetivo é orientar agricultores a potencializarem as vendas dos seus produtos para os órgãos públicos do Estado. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá, com apoio da Secretaria de Agricultura do Pará, do Senai e da Vale. A programação inicia às 14h e será realizada na sede do Senai Marabá, na Folha 31, no Núcleo Nova Marabá.

De acordo com a Coordenadora Geral de Aquisição e Distribuição de Alimento do MDS, Hétel Santos, a reunião desta terça-feira é uma preparação para o evento regional sobre o tema, o Simpósio Estadual de Compras Públicas da Agricultura Familiar, que também será realizado em Marabá, no final do mês.

“A nossa expectativa para esta conversa de terça-feira é juntar técnicos, gestores públicos, representantes das prefeituras e das organizações da agricultura familiar para divulgar o potencial da agricultura familiar realizada no Estado. É o momento de preparação dos produtores para o Simpósio de compras, que será o segundo momento desta inciativa”.

Leia mais:

Durante o evento, será apresentada a proposta de trabalho para o Programa de Aquisição de Alimentos no Pará. A coordenadora antecipa a expectativa para o Simpósio Estadual do dia 28 em Marabá.

“O recorte do Simpósio é voltado para o mercado. Vamos mostrar o que o Pará está produzindo em termos de agricultura familiar e como os gestores públicos de compras podem adquirir esses produtos. Vamos explicar como funciona a compra pública da agricultura familiar”, complementa.

“É aí que entra o assessoramento técnico para as prefeituras. Por outro lado, também vamos ajudar o agricultor familiar a se qualificar para atender esta demanda de mercado existente no território”, detalha.

PARCERIAS

É neste contexto de fortalecimento da agricultura familiar, por meio da abertura de canais de comercialização da produção, que estão inseridas as instituições que participarão do encontro desta terça-feira.

“O programas e políticas públicas são ferramentas fundamentais para contribuir para a solução de um dos gargalos da agricultura familiar, que é o escoamento da produção. Por esse motivo, a Vale fomentou e articulou a realização do evento com o MDS na região sudeste do Pará, visando uma maior aproximação dos compradores (órgãos públicos municipais, estaduais e federais) do agricultor”, relata o representante da Vale Frederico Baião.

Segundo ele, a Vale e a Fundação Vale apoiam comunidades especialmente no fortalecimento da agricultura familiar. “Nos municípios da região sudeste do Pará em que a Vale está inserida, a empresa atua apoiando iniciativas comunitárias por meio do fortalecimento do associativismo, qualificação profissional no campo, assistência técnica rural e instrumentalização em cadeias produtivas de bovinocultura leiteira, olericultura, avicultura, piscicultura e apicultura. Porém, somente com a união de estratégia e ação entre instituições púbicas, privadas e sociedade civil, será possível potencializar o desenvolvimento rural da região”. (Ascom/Vale)

Comentários
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Conforme prometido previamente, a categoria dos músicos da noite de Marabá, que estão sem poder trabalhar há várias semanas, em…
Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

O relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal: o acesso à informação e a disponibilização de dados públicos”, lançado…
MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para as bolsas remanescentes…
Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

A cultura paraense é marcada por forte influência indígena. A contribuição do povo mais antigo no solo brasileiro pode ser…
Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Confusão e negligência no combate à Covid-19 fazem com que a pandemia esteja longe de terminar, mas a situação pode…
MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

Entre os dias 10 e 21 de abril, o Movimento Sem Terra (MST) tem ações afirmativas programadas em torno da…