O mês de outubro chegou e com ele vem a maior manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Em sua 42ª edição, o Círio de Marabá acontece no terceiro domingo de outubro, dia 16, com o tema “Maria, mãe educadora do amor”.
Após dois anos sem acontecer de forma presencial, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré está de volta, e a informação foi confirmada pelo bispo de Marabá, dom Vital Coberllini. “Teremos o Círio presencial com a graça de Deus e a bençãos de Nossa Senhora”.
Por conta da pandemia, as edições de 2020 e 2021 não contaram com as procissões oficiais, mesmo que centenas de fiéis tenham percorrido o tradicional caminho da imagem.
Leia mais:A programação do Círio começou no dia 26 de setembro e vai até o próximo dia 13 de outubro com uma peregrinação externa paroquial. Durante esse período a imagem peregrina visita paróquias de todos os núcleos da cidade.
Contudo, a festa oficial do Círio em Marabá tem início no sábado, dia 15, com a partir das 7 horas da manhã com uma Santa Missa na Paróquia São Francisco de Assis. Após isso, a imagem segue para a romaria rodoviária até o Santuário, com o percurso saindo da Praça São Francisco, no Bairro Cidade Nova, passando pelos Bairros Laranjeiras e Liberdade, para ir até o Santuário, onde será acolhida pela Banda do 4º BPM e receberá bençãos dos veículos e motocicletas.
Às 15 horas acontece uma Santa Missa no Santuário, e às 16 horas ocorre a transladação para o Porto das Mangueiras, onde em seguida seguirá para o Círio Fluvial pelas águas do Rio Tocantins.
A chegada do Círio na rampa da Colônia Z30, no Bairro Santa Rosa, está prevista para ser às 18h30, onde receberá honrarias pelo Exército Brasileiro. De lá, segue para a Catedral Diocesana, onde às 19h30 será apresentado o manto oficial 2022.
No domingo, 16 de outubro, a partir das 6 horas da manhã será realizada a Santa Missa, e as 7 horas acontece a saída da procissão do 42 Círio de Nazaré que encerra na Praça do Santuário, na Folha 16, com uma Santa Missa.
A cada ano que passa, a festa religiosa recebe mais visitantes, que vem de cidades e estados vizinhos para participar desse momento de fé e devoção. (Ana Mangas)