Por conta das fortes chuvas registradas em Marabá nos últimos dias – que mudou inclusive a rotina de calor que o marabaense está acostumado – as atenções das autoridades e de moradores que residem em bairros que costumam sofrer com a enchente no município, se voltam para o Rio Tocantins.
O Correio de Carajás começou a acompanhar o nível do rio no começo do mês de novembro e, segundo dados coletados junto a Defesa Civil, a régua fluviométrica aponta que houve quase dois metros de subida em apenas trinta dias.
No dia 4 de novembro de 2022, o nível do Rio Tocantins estava em 2,18 metros, e terminou o mês, neste dia 30, marcando 3,92 metros.
Leia mais:Segundo o Climatempo, durante todo o mês de novembro choveu uma média de 120 milímetros.
A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil, que informou que o monitoramento dos rios Tocantins e Itacaiunas está sendo realizado.
“Já estamos preparados para qualquer eventualidade sobre a enchente. Nosso plano de contingência já está pronto, temos alguns abrigos que já são usados todos os anos, como a Praça Paulo Marabá, conhecida onde havia uma feirinha na entrada da Velha”, disse Rosimeire Alves, agente do órgão.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, outros departamentos da Prefeitura de Marabá já estão preparados, como: Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Secretaria de Saúde, Saneamento Ambiental e Segurança Institucional.
Rosimeire alerta a população que não jogue lixo nas ruas e nas encostas dos rios e qualquer situação de emergência a Defesa Civil seja acionada.
Contato Defesa Civil – 94 99173-7173
(Ana Mangas)