Depois de 11 dias, a Prefeitura de Marabá retoma o calendário de imunização contra a covid-19, nos próximos dias 8 e 9 (quinta e sexta-feira, conforme tabela abaixo). A retomada marca também o lançamento de uma campanha que incentiva as pessoas a não se preocuparem com a marca da vacina. Esse período sem aplicar vacinação ocorreu porque o município não havia recebido mais remessas dos imunizantes, situação que agora se regularizou.
De acordo com o calendário disponibilizado pela prefeitura, todos que estão com a carteira aprazada para a 2º dose devem procurar a Escola Anísio Teixeira, no Núcleo Cidade Nova, e a Escola Jonatas Pontes Athias, na Folha 22 (Nova Marabá). É obrigatório apresentar o documento original com foto, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.
Leia mais:Por outro lado, o Centro de Convenções (Folha 30, Nova Marabá) será disponibilizado para atender a segunda chamada do público alvo que não tomou a primeira dose. É o caso dos professores do Ensino Fundamental, médio, profissionalizante e superior, com 18 anos a mais, assim como outros trabalhadores da Educação.
No mesmo período (dias 8 e 9) será também a segunda chamada para os profissionais de Saúde, a partir de 18 anos, assim como para motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário e urbano e de longo curso (a partir de 18 anos). É também a segunda chamada para todas as comorbidades, com mais de 18 anos.
Também no Centro de Convenções, na quinta e sexta-feira, será feita a segunda chamada para gestantes, puérperas (que deram à luz há pouco tempo), para todos os garis e pessoas com deficiência permanente e idosos de forma geral.
Vale dizer que, além da documentação geral (cartão do SUS, carteira de vacinação e documento com foto), cada pessoa que pertence a um dos grupos prioritários deve apresentar algum documento que comprove isso, como atestado médico, contracheque ou algum tipo de declaração.
A última data de vacinação em Marabá ocorreu nos dias 26 e 27 (último final de semana de julho), quando foram imunizadas cerca de 14 mil pessoas acima de 35 anos. Agora, com o retorno da imunização, a prefeitura lança uma campanha com o seguinte tema: “Sabe qual a melhor vacina contra a covid-19? Todas”.
A prefeitura incentiva que ninguém deixe de se vacinar, quando chegar o seu momento, e faz questão de deixar claro que todas as vacinas utilizadas em Marabá são seguras, aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Chagas Filho)