Correio de Carajás

Marabá: Residências ainda sem água e usuários revoltados

A revolta é imensa e expressa via redes sociais neste domingo (17), com a falta de água que já perdura três dias em vários bairros de Marabá. A última informação da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) foi na tarde de sábado (16), informando que seguia com a manutenção e, por isso, diminuiu a pressão do sistema.

De outro lado, comerciantes reclamam de prejuízos e, nas residências, quem havia estocado água já não tem uma gota para o banho ou mesmo para o preparo de alimentos.

O problema não poderia ter chegado em pior momento, potencializado pelo feriadão prolongado, quando muitas famílias estão reunidas em casa ou se confraternizando. Quem depende unicamente do sistema de abastecimento estatal está sofrendo e revoltado.

Leia mais:

A Cosanpa publicou no seu Twitter no sábado: “Atenção, moradores de Marabá: Estamos realizando manutenção emergencial em um dos equipamentos da Estação de Tratamento de Água que atende a área da Cidade Nova e Nova Marabá. Por esse motivo, a pressão da água está reduzida na área”.

Nesta manhã de domingo, consultado via whatsapp, o escritório local da Cosanpa garantiu ao Correio de Carajás que o problema já foi solucionado, que o sistema já está normal e o abastecimento “será retomado gradativamente”.

 

CONSUMIDORES

Mas nas ruas e também via redes sociais o que os populares têm manifestado não é isso. As residências continuam sem uma gota de água nas torneiras.

“Pois é, ontem estaria resolvido? Então onde está a água? Isso causa um prejuízo imenso e vocês continuam com esse descaso!”, escreveu o internauta Professor Lewy. Sentimento corroborado por Sinália Araújo: “Não dizem nada a respeito sobre quando vai ter água novamente. Só postaram isso ontem e só. Até agora nada de explicação e o povo que fica de otário esperando a boa vontade da Cosanpa. Deveria pelo menos dar uma explicação”.

Já a internauta Joyce de Almeida confirmou que continua sem o abastecimento neste domingo. “Cadê a água? 3 dias sem água. Hoje é dia 17 e nada!”, queixa-se.

Dhessica Reis destacou o incomodo com tal problema em pleno feriadão. “Ele não dão uma atualização sequer. Desde ontem sem água, em pleno feriado e final de semana, que é justo o dia que a gente passa em casa pra descansar. Todo feriado é essa palhaçada!”

A reportagem fez questionamentos à Cosanpa sobre os destalhes do problema que causou a falta de água e os motivos de ter demandado tanto tempo para os reparos, mas não obteve resposta.

O sistema de Captação e tratamento de água fica na Nova Marabá, na margem esquerda do Rio Tocantins, próximo à ponte rodoferroviária. De lá, a água é distribuída para as residências na área urbana. (Da Redação)