Correio de Carajás

Marabá registra crescimento recorde de passageiros no aeroporto

Aeroporto João Corrêa da Rocha foi o que mais cresceu em toda a região Norte, ficando à frente de Manaus e Belém, por exemplo

Os dados divulgados na sexta-feira (21), pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é motivo de comemoração para Marabá. Com destaque positivo, o Aeroporto João Corrêa da Rocha foi o que mais cresceu na região Norte, registrando um aumento acima de 30% no número de passageiros, em relação ao primeiro semestre de 2022, indicando fortalecimento do setor aéreo, o desenvolvimento econômico local e a possibilidade de mais investimentos em infraestrutura aeroportuária e turística.

A pasta levanta que junho registrou o melhor resultado desde 2015, com 7,2 milhões de passageiros voando pelo país, superando em 7,5% a movimentação registrada no mesmo período de 2019. Além disso, o acumulado do ano até o primeiro semestre de 2023 apresentou um crescimento de 15% no número de viajantes no mercado doméstico, chegando a 43,8 milhões.

Manaus (AM) também recebeu um aumento de 3,23% em relação ao período homólogo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou esses números e enfatizou a importância do setor aéreo como um dos principais meios de transporte para turistas no país. O aumento na movimentação demonstra o poder do turismo e os impactos positivos dessa atividade na economia local. Segundo ele, a meta é continuar conectando destinos e oferecendo experiências memoráveis para os visitantes, consolidando o Brasil como um destino turístico de excelência.

Leia mais:

Além disso, o Ministério do Turismo estima que haverá mais de 4,2 mil voos extras em julho, mês de férias escolares, com a região Nordeste sendo a mais beneficiada. O número de voos deve ser aproximadamente 15% maior do que no mesmo período do ano anterior. No setor rodoviário, a estimativa é de mais de 4 milhões de passageiros, com um aumento de 8% em relação ao período pré-pandêmico e 2,5% em comparação a 2022. Entre os destinos mais buscados estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O crescimento indica que o turismo está se recuperando de forma positiva após um período desafiador durante a pandemia, e o crescimento no setor aéreo e rodoviário é um sinal encorajador para o mercado de viagens no Brasil. (Thays Araujo)