O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi o primeiro dos grandes partidos locais a realizar a sua Convenção Municipal no atual período para escolha dos seus candidatos nas Eleições 2020. Os militantes da legenda estiveram reunidos na noite desta sexta-feira (11) no auditório de um hotel da cidade, onde foram confirmados os nomes de 25 candidatos a vereador. Também definiram que o partido não terá candidato próprio na majoritária, mas que irá compor no grupo de apoio à reeleição do pré-candidato a prefeito Sebastião Miranda (PSD).
Como não poderia oficializar apoio a um candidato que ainda será escolhido – uma vez que a convenção do PSD só ocorrerá no dia 16 de setembro – os tucanos, em ata, autorizaram a diretiva municipal a formalizar a coligação após a oficialização de Tião Miranda como candidato.
O prefeito, aliás, esteve pessoalmente na convenção do PSDB, a convite do presidente, o vereador Márcio Gonçalves (São Félix), conheceu os candidatos a vereador daquela legenda e fez um discurso antes de se retirar do recinto.
Leia mais:Tião disse que já poderia ter se aposentado, mas que gosta de trabalhar e que se sente com energia para ser prefeito por mais quatro anos. Agradeceu o apoio e parceria daquele partido e enalteceu o nível dos candidatos a vereador.
Márcio do São Félix, em sua fala na condução dos trabalhos, elogiou várias vezes o atual governo, do qual faz parte da base de apoio e disse ter confiança de que o PSDB apresenta uma chapa forte de candidato à vaga na Câmara Municipal.
“Temos candidatos novos, outros mais experientes, representante da zona rural, professor, artista, pastor evangélico, representante da diversidade e muitas mulheres que são lideranças conhecidas”, comemorou ele em entrevista ao CORREIO. Dos 25 candidatos, oito são mulheres.
Quem também esteve na convenção tucana e participou da mesa foi o ex-secretário de Saúde Luciano Dias, nome cotado para ser o candidato a vice na chapa de Tião Miranda. Nada nos discursos, no entanto, confirmou essa definição.
O PSDB também foi o primeiro a realizar a convenção presencial, diz ter controlado o número de pessoas presentes, ter obrigado uso de máscaras e ter fornecido álcool em gel. O evento foi transmitido em tempo real em uma rede social.
PSOL define hoje
De outro lado, hoje (12) sai o primeiro candidato oficial a prefeito de Marabá. É a data da convenção do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que se adiantou aos demais e lança hoje a candidatura do professor Rigler Aragão, mesmo nome apresentado pela legenda em 2016.
O evento terá lugar no espaço Cabanagem, na Folha 21 da Nova Marabá, a partir das 17 horas.
Sem coligações previstas, o PSol vai de chapa pura devendo ter, segundo o CORREIO apurou, a comerciária Kedylen Soares como candidata a vice-prefeita. (Da Redação)