Correio de Carajás

Marabá projeta black friday de R$ 1,3 milhão

Marabá projeta black friday de R$ 1,3 milhão

O evento americano que se popularizou no Brasil – a Black Friday – já é amanhã, 29, e comerciantes marabaenses estão se preparando para o grande dia que prevê faturamento de R$1,3 milhão, segundo o site oficial blackfriday.com.br. Em diversas lojas já se pode notar decorações com balões amarelos e pretos, além de muitas placas e outdoors anunciando diversos descontos.

Localizada na Avenida Antônio Maia, principal centro comercial de Marabá, a boutique da empresária Eva Leal já entrou no clima, pois percebeu a grandeza do evento e decidiu investir este ano. Ela conta que em 2018 colocou algumas peças na promoção, mas não imaginava que a demanda seria tão grande.

“Dessa vez me preparei, trouxe peças novas com descontos de até 70%, organizei uma promoção para as 10 primeiras clientes que chegarem e quiserem parcelar o valor à vista em 3 vezes no cartão de crédito. Abriremos em horário dinâmico, das 7h às 20h, além de também continuarmos no sábado das 8h até às 15h”, explica Eva.

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Uma pesquisa da Social Miner apontou que a categoria Moda e Acessórios atingiu 38,85% de vendas da promoção em 2018, sendo a vencedora do ranking. Já em 2019 ela aparece com 40,70% das intenções de compra dos entrevistados, perdendo apenas para eletrodomésticos com 47,30% e eletrônicos com 53,80%.

E, sem dúvidas, as lojas das categorias que lideram as intenções se prepararam para as vendas. A gerente do Magazine Luiza, Érika Amaral, diz que desde o começo do mês de novembro eles “aquecem” a loja com o “Esquenta Black das Blacks”. “É importante lembrar que os descontos que tivemos ao longo do mês não serão os mesmos do dia 29, justamente para não prejudicar o cliente que já comprou com preço diferente ou semelhante”, esclarece Érika.

Lojas da Magazine Luíza abrirão das 6 horas da manhã e fecharão às 22 horas

A forma de pagamento foi a principal dúvida que a gerente recebeu de seus clientes, confirmando o que a pesquisa da Social Miner apontou: 62,60% pretendem comprar parcelado no cartão de crédito. “O horário também foi muito questionado. Nós, por exemplo, vamos atender das 6h até as 22h no dia 29 e no sábado, 30, das 6h até às 18h”, acrescenta Érika.

A vendedora de açaí, Eliane Paulino, tem sete filhos e vê na Black Friday uma ótima oportunidade para ‘vestir’ seus filhos e também passar no supermercado. “Este ano eu estou a procura de descontos em roupas para meus filhos e para mim mesma. Também faço questão de passar nos supermercados, pois fica bem em conta fazer as compras do mês durante a Black Friday”, explica Eliane.

Mateus vai girar 24 horas e focar em comida e bebida

Os supermercados investem pesado na black friday. E em Marabá as lojas do Mateus Supermercado, por exemplo, funcionarão 24h no dia 29. O gerente Alef Farias conta que hoje, 28, as lojas fecham às 21 horas e reabrem à meia noite de sexta-feira, 29.

Com 24h de Black Friday, o Supermercado Mateus pretende aumentar em 40% o seu faturamento em relação a 2018.

“Investimos muito nos gêneros alimentícios, principalmente em itens da cesta básica como o arroz, feijão, farinha, além do açougue e dos frios. Também apostamos nos produtos de limpeza que costumam ter um custo alto, para dar a oportunidade dos clientes comprarem por um valor mais acessível”, explica Alef.

O gerente diz ainda que o setor de bebidas possui uma grande busca, portanto nada mais justo que investir nele. Em 2018, com 19,13% ele ocupou o segundo lugar no ranking das categorias mais vendidas da Black, perdendo apenas para o de Modas, com 38,85%.

Foram contratadas 300 pessoas como diaristas no supermercado para atuar nas 24 horas de Black Friday, segundo Alef. “É necessário uma equipe maior, já que a demanda é superior aos dias comuns. Notamos que por volta do dia 20, o movimento dá uma queda, já confirmando que os clientes estão se guardando para o dia 29. Dessa forma, nos reforçamos com mais colaboradores para a data”, acrescenta Alef.

Investimentos pesados

A pesquisa da Social Miner mostrou que 35,7% das pessoas planejam gastar mais de R$500,00 na Black Friday, sendo que 20% ainda não têm previsão de quanto vão investir. O cartão de crédito se estabeleceu como forma de pagamento mais preferível e com 25,90% das pessoas optando por parcelamentos de 10 vezes ou mais.

Estrategicamente, 63,60% das pessoas pretendem aproveitar dos descontos da Black Friday para adiantar as compras de Natal. E não são aquisições pessoais, mas sim para presentear. As preferidas para receber ‘mimos’ natalinos são as mães, com 35,20% das intenções dos ouvidos pela pesquisa, seguidas dos namorados, com 28,7%, e dos irmãos, com 16,1%. (Zeus Bandeira)

‘Loucura’ no shopping começa às 5 da madruga

Um dos lugares mais procurados pela população em tempos de Black Friday são os shoppings centers e em Marabá não será diferente. O Shopping Pátio Marabá, que possui 130 lojas, espera receber mais de 30 mil pessoas na sexta-feira, 29, pois esse ano as portas estarão abertas ao público a partir das 5 horas da manhã.

Segundo a gerente de marketing do shopping, Dalila Oliveira, os pedidos de depósitos tem sido intensos durante essa semana por meio dos lojistas. “Temos recebido muitas mercadorias, até porque as transportadoras vêm de fora, o estoque está grande e acreditamos que o movimento será intenso durante os três dias de evento”, prevê a otimista Dalila.

Com abertura marcada para as 5h da manhã, o Shopping Pátio Marabá espera receber mais de 30 mil pessoas durante o final de semana.

A programação de Black Friday se estende durante todo o final de semana, com horários especiais, sendo das 5h às 22h na sexta-feira, 29, das 9h às 22h no sábado, 30, e no domingo, 1º, das 12h às 22h. Os horários foram estabelecidos através de uma reunião da administração do shopping com os lojistas, que entenderam que dessa forma eles conseguirão atender o volume de clientes esperado neste ano.

Dalila avalia ainda que os produtos mais procurados pelos clientes são, em geral, eletrodomésticos e eletrônicos, por serem “sonhos de consumo”. “Temos também o setor de calçados, que tem sido uma revelação em muitas lojas do ramo. No ano passado, tivemos filas devido à grande demanda. Isso se deve aos descontos, alguns sapatos que custavam R$300,00 ficaram na promoção por R$100,00, por exemplo”, explica Dalila.

Pelo shopping, as lojas de eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, além de moda e acessórios deverão aderir ao marketing específico da Black Friday. As demais, também devem pegar carona no evento e os descontos podem variar de 20% até 70%. (Zeus Bandeira)