Correio de Carajás

Marabá: Produtores de leite participam de atualização sobre normativas

Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma reunião acontece hoje, terça-feira (13), durante todo o dia na unidade de Marabá do Senai, na Folha 31, para esclarecer pontos das Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que fixam desde o final do ano passado novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

Conforme Frederico Eduardo Machado Rodrigues, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Pará (Sindileite), com sede em Marabá, trata-se de uma explanação do MAPA, através da Delegacia Regional em Belém, para melhorar o controle sanitário e de qualidade do leite. “Para que possamos sair deste patamar atrasado e competir diretamente com a produção de leite ao nível do Brasil”, afirma, referindo-se à produção industrial do Estado do Pará em relação aos laticínios.

Para ele, o estado está longe, por exemplo, de ser um exportador de leite, mesmo que a produção rural neste sentido tenha crescido muito nos últimos anos e a qualidade do produto tenha melhorado. O que falta, critica, é maior atenção dos órgãos de agricultura municiais e estadual. “Estamos tentando fazer do Pará, no futuro, um polo exportador e talvez isto (normatização) seja o primeiro caminho e mais importante para conseguirmos esse objetivo. A grande dificuldade ainda é depender do apoio local, dos órgãos ligados à agricultura, o apoio ainda é praticamente irrisório e, às vezes, eles nem têm intenção de nos ouvir”, destaca.

Leia mais:

O evento é aberto a associados, produtores, proprietários de laticínios, para quem atua em captação de leite, assistência técnica, controle de qualidade e para responsáveis técnicos do setor. A auditora fiscal agropecuária Gabriela Bruneta do Couto é quem tira as dúvidas dos participantes do evento.

“Queremos levar conhecimento ao corpo técnico das indústrias de laticínio sobre a importância da melhora na captação do leite nas fazendas”, observa Frederico Machado.

Conforme o presidente do sindicato, no Estado do Pará 22 produtores possuem selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo. Outros oito possuem, até o momento, apenas a certificação estadual, ou seja, não podem comercializar os produtos fora do Pará. “Estão se encaminhando para obter o selo do SIF para terem certificação para comercialização em todo o Brasil”, finalizou. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…