José Ferreira Filho, o popular “Zé do Caldo de Cana”, comerciante que marcou época na Nova Marabá, faleceu nesta terça-feira (15), aos 89 anos. Ele também era muito conhecido pela sua paixão pelo Águia de Marabá, ao qual prestigiou no estádio em todos os jogos, enquanto teve saúde para isso. A sua dedicação ao clube também lhe rendeu os apelidos de “Zé do Águia” e “Zé do Rádio”, este último devido ao radinho que mantinha ao pé do ouvido, quando estava na arquibancada do Zinho Oliveira.
Seu José parte apenas quatro meses depois do falecimento da esposa e companheira de mais de 55 anos de vida conjugal, dona Penha Ravani, em 13 de dezembro de 2024, então com 81 anos.

Mineiro, seu José Filho já estava em Marabá desde 1979. Juntamente com dona Penha, manteve por muitos anos a lanchonete Dominó, na Folha 32, de frente com o Terminal Rodoviário. Ali, já servia o célebre caldo de cana, como resultado da produção da sua chácara.
Leia mais:
Também ali, graças ao trabalho dedicado, criou os três filhos: Elysandra, Elysangela e Wallace.
Anos mais tarde, com o fim da lanchonete na 32, o casal passou a servir caldo de cana e pastéis fritos na hora, num ponto montado na frente de casa, na Folha 27. Ali, ao longo dos anos, eles foram formando uma nova clientela fiel, que comparecia tanto para comer um bom lanche, como para “prosear” com dona Penha e Seu Zé.
Ele, aliás, tinha como assunto preferido o desempenho do Águia no último jogo, ou o próximo compromisso do time do coração, sempre planejando a sua ida ao estádio no final de semana.
“Se algo não está bom, a gente senta e conversa. Não somos ignorantes um com o outro. E isso vale em casa e na lanchonete”, disse Dona Penha ao CORREIO, em 2022, em uma reportagem sobre a longevidade do casal e o sucesso do casamento deles.

DESPEDIDA
O funeral de José Ferreira Filho está acontecendo no salão do Cemitério Parque das Flores, na BR-230, desde o início da tarde desta terça-feira (15) e segue até a manhã desta quarta-feira (16), quando acontecerá o sepultamento, às 10 horas.
O Águia de Marabá publicou nota em suas redes sociais lamentando o falecimento do ilustre e dedicado torcedor: “Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento de um dos nossos torcedores mais antigos e apaixonados, José Ferreira Filho (Zé do Caldo de Cana). Nos solidarizamos com os familiares e amigos, desejando força e conforto neste momento tão difícil”.
(Patrick Roberto)