Correio de Carajás

Marabá: Mais de R$ 6 milhões serão investidos na Escola Estadual Gaspar Viana

Em Marabá, de acordo com pesquisas, 75% das escolas públicas estão com problemas nas estruturas físicas, sendo que uma das maiores e mais importantes da Nova Marabá, a escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gaspar Viana, funciona atualmente em um prédio alugado.

De acordo com a secretária de Estado de Educação (SEDUC), Leila Freire, que esteve com o governador do Estado, Helder Barbalho, discutindo o Programa de Desenvolvimento da Educação nos Municípios, será retomado o compromisso feito por ele no período de campanha sobre as reformas nas escolas estaduais.

“Nesses cem dias levantamos a situação de toda a rede estadual, realmente estão em estado de caos, precisam de novos equipamentos, mas já temos um plano estratégico e, entre eles, o atendimento à Gaspar Viana”, explica Leila.

Leia mais:
Foto: Evangelista Rocha

O governo levantará R$ 6,5 milhões para a reestruturação da escola, onde, em maio do ano passado, o telhado de um dos blocos desabou. Não foram registradas vítimas, sendo o ocorrido no fim de semana.  “A Gaspar Viana será demolida, refeita e adaptada para tempo integral”, explica Leila.

Leila diz que o plano estratégico do governo é de reestruturar a escola para que possa ser adaptada de acordo com as necessidades dos alunos e discutir uma nova didática assim como a organização de estrutura, do espaço e como é estabelecida essa educação integral para que os estudantes permaneçam por mais tempo no interior da unidade. Ela ainda ressalta que, ao todo, serão inicializadas quarenta obras voltadas somente à educação no município.

Nesta semana, Leila Freire participou de reuniões com secretários de governo e também visitou a Unidade Regional de Educação (URE) para que a equipe atenda necessidades de melhorias, sendo que um dos principais planos do atual governo é oferecer e proporcionar aos estudantes uma educação de qualidade, onde uma boa estrutura venha favorecer o aprendizado de crianças e jovens.

O governador do Estado, Helder Barbalho, esteve em Marabá participando de audiências públicas onde foram apresentadas sugestões nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança, integrando as atividades do programa Governo Por Todo o Pará. (Andreza Cordovil)