Correio de Carajás

Marabá: Mais 16 mil pessoas ainda não retiraram kit conversor digital

Fotos: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No dia 5 de dezembro o sinal que todos conhecemos como analógico passará a ser digital em Marabá. A transmissão contará com mais qualidade de som e imagem. Apesar dos benefícios, há uma parcela dos telespectadores que terá dificuldade de acesso à novidade caso não faça a retirada do conversor digital, aparelho usado para a conversão do sinal. O aparelho que transforma o sinal digital em analógico e é utilizado para televisores que não tem o conversor integrado, como as antigas TVs de tubo.

Em Marabá, o programa Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é o responsável por distribuir gratuitamente kits digitais para a população que está inserida em programas sociais. Tem direito ao kit digital beneficiários do Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, ou qualquer pessoa que tenha o NIS (Número Identificação Social), caso haja dúvidas, a gerente local do programa Seja Digital, Eliana Santos, recomenda acessar o site do programa (www.sejadigital.com.br/kit) ou ligar para o número 147.

Segundo a gerente, o processo para recolher o kit é simples. “Em todos os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) aqui de Marabá a gente tem um voluntário do Seja Digital, fazendo o atendimento, orientando a população e se a pessoa estiver ok já faz o agendamento, só que apenas mediante a documentação e o número do NIS estando ok”. De acordo com Eliana, algumas pessoas têm o NIS, mas não estão aptas por não terem atualizado os cadastros que o Cras solicita de dois em dois anos. O beneficiário pode fazer o agendamento pelo site ou pelo número 147, desde que esteja com os documentos necessários.

Leia mais:

Em Marabá é possível retirar o kit digital em dois pontos, um funciona no núcleo Cidade Nova, ao lado do Sesc, o outro local é no 3º piso do Shopping Pátio Marabá. Ao ter o kit em mãos, o beneficiário recebe orientações de instalação dos funcionários do Seja Digital.

Há ainda a promoção Instalação Premiada, que garante prêmios aos sorteados por instalarem o kit digital. Ainda conforme a gerente, para participar, “basta pegar o número do seu kit e ligar para o 147, após fazer o processo de instalação é gerado um código que é usado para participar da promoção”. Essa promoção se deve à baixa procura das pessoas pelo kit, principalmente do Núcleo Nova Marabá, onde consta o maior número de beneficiários.

Outra novidade do programa é uma equipe de instaladores do Seja Digital que peregrina pelos bairros onde está concentrado o maior número de pessoa que já receberam o kit, o alvo são pessoas com limitações, como idosos e deficientes.

Já foram entregues mais de 16 mil dos 32 mil kits que foram destinados a Marabá. A entrega vai até o dia 5 de dezembro. Os instaladores do Seja Digital estarão nas ruas auxiliando a população até o dia 30 de novembro. (Adriana Oliveira)

 

Mais

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Enganoso Relato da jornalista Sharri Markson, do canal australiano de televisão Sky News, sobre livro escrito por cientistas militares chineses,…
Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Nesta quinta-feira, 13, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Marabá manteve mais…
No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

“Gente porca. São nojentos, lixeiros, fedorentos…” Já pensou você estar trabalhando e ouvir esses adjetivos pejorativos e preconceituosos? Todos os…
Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…