Faturamento de 14.775.000. Esse foi o volume de negócios gerados pelo IV Liquida Geral Marabá, campanha de aquecimento do comércio que aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro. Os números acabam de ser confirmados pela entidade organizadora da ação, o Conselho de Jovens Empresários (Conjove), braço da Associação Comercial. O apurado supera os números do ano passado, quando o mesmo liquida teve R$ 13,5 milhões em negócios.
Ou seja, as vendas tiveram um crescimento de 9,44% em relação a 2018. Das 162 empresas que aderiram à campanha, 154 são micro, pequenas e médias e oito são empreendimentos de grande porte. O faturamento, entretanto, se equivaleu: enquanto o grupo maior vendeu 48,5% do total, as oito grandes faturaram 51,5%. Para o presidente do Conjove, Caetano Reis Neto, houve, portanto, um “empate técnico”.
“Não atingimos a nossa meta de envolver 200 empresas no IV Liquida Geral Marabá. Porém, tivemos um crescimento muito significativo em relação ao ano passado. Concorremos com a campanha do governo federal, a ‘Semana do Brasil’ e, ainda assim, a gente teve uma grande participação no resultado em comparação com o ano passado”, avalia Caetano.
Leia mais:Ele destaca ainda o grande envolvimento na capacitação dos empresários e seus colaboradores, nas duas palestras de motivação que antecederam os dois dias da campanha, quando o Conjove conseguiu colocar 550 pessoas no teatro do Centro de Convenções, com grande mobilização.
“Foram duas grandes palestras, uma com a colaboração do Sebrae nacional e estadual, que trouxe a Marabá o renomado palestrante Nelson Gonçalves; e outra com o coach Marcelo Araújo, ex-presidente do Conjove e atualmente um dos diretores da Acim”, lembra Caetano.
Ele aproveitou para agradecer a participação da vice-presidente da Acim, Cláudia Felipe, que teve importante destaque na carreata que abriu o IV Liquida Geral, à Sicred, mantenedora da campanha, ao Grupo Mateus, às Óticas Hellena, Gráfica MA, Sindicom, à CDL, à Secretaria Municipal de Comércio e Indústria e ao Sebrae em Marabá.
O presidente do Conjove anunciou, ainda que, em breve, acontece o lançamento da Campanha “Um Sonho de Natal”, que já está sendo desenhada a quatro mãos, com a participação do presidente da Acim, Raimundo Nonato Júnior e do futuro presidente do Conjove, Ergino Ferreira, que será empossado em novembro próximo.
Para o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom), Raimundo Alves Neto, o IV Liquida Geral Marabá teve um saldo positivo. “É uma promoção boa, da qual as pessoas já estão começando a aguardar a data. E, para quem participou, foi muito boa. Tanto é que superou o quantitativo financeiro em relação ao ano passado”, avaliou ele.
Para Neto, a prova de que o Liquida é uma boa campanha é que outros municípios da região já estão promovendo ações semelhantes de aquecimento do comércio e do setor de serviços, com a ajuda do Sebrae. “Então, é isso que nós almejamos, que a cada ano cresça e que, daqui a alguns anos, o comércio em geral possa aderir – quem ainda não aderiu – e fortalecer a campanha para que todo mundo saia ganhando”, afirma Neto.
Na opinião do gerente Regional do Sebrae, Marcelo Ribeiro Araújo, o resultado positivo só corrobora com o propósito da instituição, que é de incentivar a micro e a pequena empresa na geração de negócios.
“Então, ações como essa são fundamentais para dinamizar os negócios. É importante, para nós do Sebrae, continuarmos com a parceria. Esse tipo de inciativa é importante aqui em Marabá, já está se tornando uma tradição e a gente tem de fazer parte e continuar incentivando”, avalia Marcelo. (Com Ascom Acim)
Presidente da Acim comemora o resultado
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Raimundo Nonato Júnior, reforça que o Liquida Geral de 2019 teve um resultado bastante significativo, com o crescimento, para as empresas participantes, na ordem de R$ 1.250.000,00 em relação ao ano passado. “Isso significa que nós tivemos um crescimento de 9,44%. Esses números nos mostram que o Liquida Geral é um sucesso. E mais ainda, nos mostram que ele vem num movimento crescente que o tornam perene, além de fazer parte do calendário de eventos do comércio de Marabá”, avalia Júnior.
A campanha, na opinião dele, se mostra, a cada ano, um evento essencial para a ampliação das vendas de toda a rede participante do comércio e prestadores de serviços de Marabá.
“Nós ficamos muito felizes enquanto representantes da Acim e do Conjove por sermos os protagonistas de eventos como esse que trazem para o comércio de Marabá um movimento bastante significativo, principalmente por ser fora de época”, comemora.
“Então, fica a dica para os participantes permanecerem conosco nesse movimento para o ano de 2020; e, para aqueles que ainda não participaram fica o convite, para que venham conosco engrossar as fileiras do sucesso do Liquida Geral e fazermos com que esses números cresçam ainda mais e 2020”, conclama o presidente da Acim.
Para Júnior, a Acim e o Conjove, ao entregarem esses números para o comércio de Marabá, se sentem bastantes honrados, privilegiados “e com o sentimento e a sensação do dever cumprido porque é um evento que visa justamente potencializar a realização de negócios com a ampliação de vendas”.
“Fica, realmente, o nosso agradecimento para todas as empresas que participaram e também o convite, reiterado, para aquelas que não participaram, para que possam estar presentes em todos os eventos que a Acim e o Conjove realizam”, conclui.