Uma licitação da Prefeitura de Marabá está aberta para adquirir 20.194 fórmulas para alimentação enteral, ou seja, via tubo ou sonda flexível, que atenderão os pacientes que precisam de uma atenção especial em sua nutrição. No total, o Município pode gastar até R$ 1.610.947,16 para abastecer a Secretaria Municipal de Saúde com os itens.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Valmir Moura, a nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou não conseguem se alimentar por via oral (boca).
“São casos de pacientes que fizeram cirurgia na região da cabeça e do pescoço, bem como esôfago, estômago e etc. A alimentação é feita por meio de uma sonda posicionada ou implantada no estômago e intestino delgado do paciente. Nesse caso, os alimentos estão em sua forma líquida, com os nutrientes indicados por um nutricionista”, explica Valmir no documento de justificativa.
Leia mais:A licitação ocorrerá na modalidade pregão eletrônico, sendo realizada no dia 1º de outubro, às 9 horas, no site www.comprasnet.gov.br. Podem concorrer todas as pessoas jurídicas que forneçam as fórmulas solicitadas pela SMS, que apresentarem proposta e preencherem as condições de habilitação constantes no edital, com tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte.
As latas das fórmulas custam R$ 265,00 e cada item do edital conta com quantidades variadas entre 1.500 e 4.500 unidades. Vale lembrar que nenhuma indenização será devida aos licitantes pela elaboração ou pela apresentação de documentação referente ao edital. Mais informações podem ser obtidas pelo (94) 3322-1646, ou pelo e-mail licitacao@maraba.pa.gov.br. Confira também o EDITAL. (Zeus Bandeira)