Nesta sexta-feira, dia 16, o governador Helder Barbalho entregou a obra de reconstrução do 1º Batalhão de Missões Especiais (BME), em Marabá, sudeste paraense. Além da mudança na estrutura do prédio, houve a troca de móveis e eletroeletrônicos, modernizando todo o aparato a disposição dos militares. A solenidade aconteceu na sede da unidade, que fica no Km 4 da Rod. Transamazônica, na Nova Marabá.
Entre os serviços executados no local estão pinturas, troca de portas e janelas, reestruturação de banheiros, telhados e forros. A nova estrutura proporcionará melhores condições de trabalho aos policiais militares, inclusive aos 150 novos alunos do curso de formação de praças da corporação, que terão sua formação no 4º Batalhão, unidade próxima ao 1º BME.
O 1º Batalhão de Missões Especiais é a unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME) e surgiu primeiramente como Companhia Independente e foi valorizada e elevada à condição de Batalhão em junho de 2022, devido à necessidade da criação de uma unidade ainda maior para acompanhar o avanço populacional no município de Marabá, na região sudeste do Pará.
Leia mais:“É a reforma completa do prédio do batalhão, investimento de um milhão de reais, com alojamentos com capacidade para abrigar, inclusive, reforço de tropa que necessite ser enviado de Belém para alguma operação ou treinamentos. Hoje o BME de Marabá é uma referência para toda a polícia. Temos armamentos novos, viaturas novas. Estamos satisfeitos de oferecer toda essa estrutura para a nossa tropa”, disse ao CORREIO o coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM.
O governador Helder Barbalho também falou ao jornal e destacou que o Batalhão de Missões Especiais atua em toda a região sudeste do Pará e apoia as estratégias de policiamento nas cidades e zona rural. “Estamos dando mais condições de trabalho, qualidade, para que a nossa tropa possa exercer plenamente a sua missão. Quero festejar, em nome do major Teixeira, todo esse time. Que possamos continuar trazendo paz para a população”, declarou.
(Da Redação)