Correio de Carajás

Marabá: governador Helder anuncia licitação para construir viaduto no Km 6

Obra deve resolver gargalo histórico no encontro das rodovias BR-230, BR-155 e BR-222, que causa engarrafamentos diários na principal porta de entrada da cidade

Rotatória fica na confluência de três importantes rodovias federais no Pará e dentro da área urbana de Marabá | Foto: Drone Correio
✏️ Atualizado em 23/08/2025 14h11

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na noite de sexta-feira (22) em Marabá que o governo estadual lançará em duas semanas o edital de licitação para a construção de um viaduto no Km 6, na Nova Marabá. A obra visa resolver o histórico problema de congestionamentos na rotatória que conecta as rodovias BR-230 (Transamazônica), BR-155 e BR-222, esta última atualmente sob gestão estadual por meio de convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Durante evento na cidade, o governador afirmou que a licitação será lançada “daqui a 15 dias” e que a obra deve iniciar ainda em 2025. “Vamos fazer ali um viaduto para poder resolver aquela situação do trânsito entre essas três rodovias federais, para finalmente nós termos aquele assunto resolvido para a mobilidade de Marabá”, declarou Barbalho.

Um problema

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A rotatória do Km 6 representa um dos principais gargalos de mobilidade urbana não apenas para Marabá, mas para toda a região sudeste do estado. O local concentra o tráfego de veículos que se dirigem a diversos municípios da região, incluindo São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Palestina do Pará, Nova Ipixuna, Xinguara, Eldorado do Carajás, Sapucaia e Parauapebas.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o trecho do Km 6 apresenta tráfego bastante intenso porque, além de receber veículos de Marabá e estar localizado em área populosa com estabelecimentos comerciais, a rotatória constitui o ponto de encontro das três importantes rodovias federais.

Esta confluência de vias em área urbana densamente povoada tem gerado congestionamentos constantes, especialmente nos horários de pico, causando transtornos significativos para motoristas e impactos econômicos para a região.

Polêmica

A Prefeitura de Marabá promoveu recente intervenção no local, a pretexto de melhorar o fluxo, mas que vem sendo bastante questionada por engenheiros que entendem da área de tráfego. Foi a diminuição da circunferência da rotatória, ampliando, portanto, a faixa de rodagem dos veículos.

O governo municipal anunciou como uma melhoria imediata, mas para muitos o local se tornou mais perigoso.

Complexidade técnica

A complexidade de projetos para aquela região se reflete na necessidade de estudos de impacto no tráfego durante a execução das obras, considerando que a rotatória não pode ser completamente interditada devido ao intenso fluxo de veículos que atende não apenas Marabá, mas toda a região sudeste do Pará.

Os constantes engarrafamentos na rotatória do Km 6 geram impactos que transcendem o mero desconforto dos motoristas, afetando diretamente a economia regional e a qualidade de vida da população.

O gargalo viário compromete o escoamento da produção agropecuária e mineral da região, aumenta os custos logísticos das empresas e reduz a competitividade dos produtos locais no mercado nacional.

Para os transportadores de cargas, especialmente aqueles que operam com veículos de grande porte, os congestionamentos representam aumento significativo no tempo de viagem e, consequentemente, nos custos operacionais.

Do ponto de vista social, os engarrafamentos diários afetam milhares de trabalhadores que se deslocam entre Marabá e os municípios vizinhos, comprometendo a qualidade de vida e aumentando o estresse urbano.

Com o novo anúncio do governador Helder Barbalho, o cronograma previsto estabelece o lançamento da licitação para início de setembro de 2025, com início das obras ainda no último trimestre deste ano. Caso o cronograma seja cumprido, a construção do viaduto deve se estender ao longo de 2025, com conclusão prevista para o próximo mandato governamental. (Da Redação)

 

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