Na noite de ontem (30), aconteceu a inauguração das novas instalações do Centro de Especialidades Integradas (CEI). Na ocasião, também foi realizada a entrega de duas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e uma ambulância de Atenção Básica para a zona rural, Vila Capistrano de Abreu.
Participando da inauguração como representante do governador Helder Barbalho, o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, parabenizou a população de Marabá pela conquista, assim como o poder público municipal.
Os serviços, que antes eram prestados no prédio da Folha 31, Nova Marabá, passarão para novo endereço na Rodovia transamazônica, ao lado do DNIT, no bairro Amapá. O novo local é mais amplo e disporá de novos exames de imagem, que antes não eram ofertados, como mamógrafo e aparelho de raio X. Ao todo, 16 especialidades são oferecidas à população pelo CEI: Cardiologia, Urologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Neurologia, Imunologia, Pediatria, Oncologia, Ginecologia de alto risco, Dermatologia, Reumatologia, Medicina de Cabeça e Pescoço, Ortopedia e Otorrinolaringologia.
Leia mais:Além disso, o novo local também atenderá o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o serviço de regulação, que atualmente acontecem dentro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O espaço para o TFD será amplo e buscará dar maior comodidade aos pacientes evitando filas. A área de regulação será dividida em três setores: ambulatório, hospitalização e especialidade média.
De acordo com Alex Amoury, engenheiro civil da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), o prédio sofreu adaptações para comportar os vários consultórios e as salas de raios-x e mamografia, tudo dentro das normas técnicas. Também recebeu nova pintura, pontos de internet em todos os cômodos e será completamente refrigerado, incluindo os blocos que abrigarão o TFD e Regulação.
SAIBA MAIS
De acordo com o gerente do CEI, Fabio Irapuan, o novo local é bem acessivo ao público, por estar situado em terreno contíguo ao DNIT, na Rodovia Transamazônica, de frente para a Secretaria Municipal de Saúde. A mudança também facilitará os encaminhamentos para tratamento fora do Domicílio, assim como regulação de consultas e exames, inclusive no âmbito local.
(Com informações da Ascom/PMM)