Correio de Carajás

Marabá ganha 8 ônibus novos e frota sobe para 35

Os usuários de transporte público em Marabá já têm à disposição mais oito ônibus em circulação, aumentando a frota de carros para 35 veículos, sendo dois de reserva. Os novos ônibus com ar refrigerado da empresa Integração Transporte Coletivo Urbano começaram a operar na segunda-feira, 15.

De acordo com Antônio Nunes, representante da empresa de transporte coletivo, além do ar condicionado, que oferece mais conforto para a população, os novos ônibus tem novos itens de segurança e elevador para atender os cadeirantes.

“Se o veículo estiver parado e, caso esteja com as portas automáticas abertas, ele tem um dispositivo que não deixa arrancar, sair do lugar, e da mesma forma, se ele estiver em movimento, não é possível abrir as portas, isso é para dar mais segurança para o usuário e evitar acidentes”, explica Antônio Nunes.

Leia mais:

A vistoria foi realizada por integrantes da Comissão de Fiscalização de Transporte Público Urbano da SMSI (Secretaria Municipal de Segurança Institucional). Todos os itens foram vistoriados, parte elétrica, condições dos pneus, funcionamento do elevador, situação dos assentos e documentação dos veículos.

Os novos ônibus terão câmeras para garantir a segurança dos usuários

“De acordo com a Lei 9.503, que instituiu o CTB, é necessário que, antes de o veículo estar em operação na via pública, é preciso que ele passe por uma vistoria técnica, até porque, tudo isso serve para resguardar a integridade física do motorista, cobrador e passageiro”, destaca o presidente da Comissão Francisco Silva Neto.

Os novos ônibus já estão em circulação e, de acordo com o representante da empresa, nos próximos dias serão instaladas câmeras de segurança. Além disso, foi informado que nos próximos meses outros seis veículos novos serão somados à frota.

Segundo estatística da Prefeitura, Marabá conta, atualmente, com mais de 30 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo diariamente, além de táxi lotação e mototáxi.

Apesar dos novos ônibus, a frota da empresa Integração ainda é considerada longe do previsto na licitação. Por outro lado, a Prefeitura não cumpriu sua parte em construir e entregar o Terminal de Integração de Passageiros. (Secom da PMM com Redação do Correio de Carajás)