Correio de Carajás

Marabá ganha 23 totens em pontos turísticos da cidade

A confecção das 23 placas foi resultado de três emendas impositivas do vereador Pedro Corrêa

Na última semana, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizaram a cerimônia de inauguração dos totens turísticos no Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira.

Segundo o secretário de Turismo, Caetano Reis, o objetivo é pontuar locais que são relevantes para o turismo na região como o Cineteatro, que foi inaugurado na última semana.

“Muita gente vem a Marabá e não sabe o que fazer, o que visitar, vem muito para turismo de negócios, que é nossa vocação e depois fica com tempo ocioso que pode utilizar para fazer visitações. Nomeamos 23 pontos e esses pontos são o início de um outro trabalho que pode ser feito. Tentamos nominar a Praia do Geladinho, Praia do Espírito Santo e Parque Ambiental João Anselmo, para justamente fazer com que façam visitações. Aqui na Velha Marabá nós temos o museu, a orla, a Praça São Félix, a orla Encontro dos Rios e na Nova Marabá também”, enumera.

Leia mais:

A confecção das 23 placas foi resultado de três emendas impositivas do vereador Pedro Correia. “Quero agradecer ao vereador e também ao prefeito Tião Miranda por ter aprovado e incentivado esse projeto. Agora a cidade de Marabá também tem 23 pontos mapeados para as pessoas, não só de Marabá visitarem, mas também as pessoas que estão passando por Marabá”, pontua Caetano.

As pessoas podem ter acesso aos pontos turísticos por meio de um banner no site da prefeitura nomeado de Rota Turística de Marabá.

“A pessoa pode abrir e fazer todo o roteiro, conhecer cada ponto, inclusive pode fazer a leitura pelo site da prefeitura ou pelo link da Bio no Instagram da Secretaria de Turismo. Tem uma rota para percorrer todos esses 23 pontos. Até no Instagram da prefeitura também. Agora, se ela, por exemplo, está passando na frente do Museu Municipal, pode fazer a leitura do QR Code no totem, que vai abrir uma página contando a história do museu, do que tem dentro do museu, a importância e a relevância do museu no município e também informações dos demais pontos, clicando inclusive no Google Maps, que está linkado a cada destino, com a quilometragem e rota”, explica.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Isis Mourão, reforça a importância de se ter esses locais mapeados para que as pessoas possam conhecer.

“Isso é muito importante pra o visitante. A gente chama de equipamento turístico, os tótens, que é um equipamento utilizado pra informações turísticas. A gente tem aí um marco importante no Conselho de Turismo porque foi aprovado pelos conselheiros esse recurso pra que a gente possa implementar no município uma rota turística urbana. As pessoas vão conseguir acessar através de uma inovação tecnológica, que é o QR Code. Isso é um marco importante. O comportamento do turista hoje é esse. Ele buscar através da internet, buscar através da tecnologia. A ideia da placa é exatamente isso, trazer essa informação mais perto, mais próxima para o nosso visitante”, explica.