Correio de Carajás

Marabá faz arrastão de testagem da covid-19 por sete bairros

A população de Marabá começou a ser testada massivamente para covid-19 na manhã desta sexta-feira (5), através do programa montado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que visa combater o coronavírus. O primeiro local de testagem foi na Marabá Pioneira, em frente à Caixa Econômica Federal, onde funcionou das 8 horas às 10 horas.

Um cronograma foi montado para atender a população dos mais diversos bairros da cidade, contando com uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A testagem é aberta para qualquer pessoa, de qualquer idade. Os resultados positivos da ação na Velha Marabá serão divulgados no boletim epidemiológico, às 19h, nas redes sociais da Prefeitura.

Leia mais:

O teste é rápido e o resultado sai em 20 minutos. Caso seja positivo, o paciente será atendido e já receberá o kit de medicamentos para tratamento domiciliar, constituído de cloroquina, azitromicina, ivermectina e zinco. Esse paciente será monitorado pela Vigilância em Saúde na sua residência.

Wellington da Silva Santos é morador da Velha Marabá, estava sentindo alguns sintomas leves de covid-19, e para tirar a dúvida, resolveu fazer o teste. “Achei melhor aproveitar a oportunidade, para não ficar com esse receio de estar infectado e poder contaminar pessoas próximas a mim”, disse Wellington.

Wellington estava sentindo alguns sintomas, e para tirar a dúvida, resolveu fazer o teste / Foto: Josseli Carvalho

Moradores de outras localidades decidiram se antecipar, o que não é recomendado, já que pode causar aglomerações. Mas, mesmo assim, Raimundo Santos Souza saiu de sua casa no Bairro Laranjeiras para fazer logo o teste.

“Há 20 dias eu já venho sentindo muita dor no corpo e cansaço, então eu resolvi vir logo fazer o teste para saber se estou com a doença ou não. Se eu estiver, já saio daqui com os medicamentos para me tratar”, explicou Raimundo.

A diretora da Atenção Básica à Saúde da SMS, enfermeira Mônica Borchart, explica que na ação da Velha Marabá foram levados 500 testes rápidos, contando com o tempo de 20 minutos e a espera na fila, cada paciente deve levar em média 50 a 60 minutos aguardando para ser atendido.

“O objetivo é ter uma melhora no atendimento da nossa população, para diagnosticar o quanto antes a covid-19, e tentar fazer com que os pacientes façam o tratamento em casa, evitando a internação nos hospitais”, esclarece Mônica.

Mônica explica que o objetivo é diagnosticar o quanto antes a população, para iniciar o tratamento na casa do paciente / Foto: Josseli Carvalho

Confira abaixo os demais locais de atendimento, conforme o cronograma da SMS:

SÁBADO: 06/06 – Mix Mateus – Cidade Nova: 14h às 18h

DOMINGO: 07/06 – São Félix: 14h às 18h

SEGUNDA-FEIRA: 08/06 – Morada Nova: 14h às 18h

TERÇA-FEIRA: 09/06 – KM 07 – Nova Marabá: 14h às 18h

QUARTA-FEIRA: 10/06 – Nova Marabá (local a definir): 14h às 18h

QUINTA-FEIRA: 11/06 – Bairro das Laranjeiras: 14h às 18h

SEXTA-FEIRA: 12/06 – Bairro Jardim União: 14h às 18h

(Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)