Correio de Carajás

Marabá: Estação Cidadania atende até 250 pessoas por dia em atuação reduzida

Com equipe reduzida em função da pandemia de coronavírus, que reflete também na diminuição dos atendimentos, a Estação Cidadania de Marabá está recebendo entre 200 e 250 pessoas diariamente. Luana Araújo Moreira, moradora do Bairro Araguaia, foi uma das pessoas que integraram este dado nesta sexta-feira (4), acompanhando a sobrinha, Lauana Aguiar, para emissão de uma segunda via do Registro Geral.

Conforme Lauana Aguiar, o documento original foi emitido quando ainda era criança e há necessidade de atualização para ela poder acessar uma bolsa de estudos com a qual foi contemplada para cursar o Ensino Médio. Lauana havia ido pessoalmente à Estação Cidadania agendar a data de atendimento.

Já Fabrício Silva Pimenta decidiu “tentar a sorte” e conseguiu atendimento para a emissão do passaporte, o que só foi possível porque ele havia feito agendamento anterior à pandemia e já estava na lista de pessoas a serem atendidas. “Eu agendei e começou a pandemia, aí cancelou tudo, mas hoje eu estava passeando pelo shopping, resolvi passar aqui e fui atendido”, relata.

Leia mais:

Apesar de Fabrício ter conseguido a emissão, o ideal é sempre agendar a data pelo site da Polícia Civil, conforme explica Marcos Azevedo, coordenador da Estação Cidadania. “O agendamento é feito online e o site vai especificar o dia do atendimento, aí basta se direcionar à Estação Cidadania com o agendamento impresso e receber a senha para definir a vez”, explica.

Marcos destaca que todas as recomendações da OMS estão sendo seguidas

Conforme ele, atualmente a Estação Cidadania oferece emissão de RG e também orienta em relação à confecção da Carteira de Trabalho Digital. No local, ainda há serviços relacionados à Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Corpo de Bombeiros e Seguro-Desemprego.

Mensalmente, a Estação Cidadania atende entre 4 e 5 mil pessoas, o que ocorre de segunda a sexta, das 10 às 16 horas. Em relação à carteira de trabalho digital, que é emitida por aplicativo, Marcos informa que servidores do Ministério do Trabalho estão permanecendo no local para tirar dúvidas dos usuários ou mesmo auxiliar na emissão aqueles que não possuem acesso à internet ou possuem dificuldade com a tecnologia.

Destaca que o serviço de emissão de RG é o mais procurado e o primeiro documento é gratuito, mas para a segunda via é recolhida taxa de R$ 35,33. Os documentos que devem ser apresentados para a emissão incluem a certidão de nascimento original, CPF e o comprovante de endereço.

“Caso você queira acrescentar alguns documentos (no RG), como o número da carteira de trabalho, habilitação, título ou tipagem sanguínea, basta trazer uma cópia dos documentos. Para a tipagem sanguínea apenas o exame médico constatando”, explica.

A Estação Cidadania atende a população de Marabá, mas pode fazer atendimentos também a pessoas de fora, embora todos os municípios da região tenham postos para os serviços. “Hoje estamos com o nosso atendimento informatizado e seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) (em relação à pandemia). Estamos atentando para o uso de máscaras, álcool em gel, para o distanciamento e priorizando também o atendimento aos idosos”, garante.

Diariamente centenas de pessoas procuram documentos no local

Por fim, o coordenador diz que não haverá recesso na Estação Cidadania neste final de ano e apenas os dias 24 e 31, além dos feriados, não ofertarão atendimento. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)