Pela quarta vez a Equatorial e a Eletronorte vão tentar realizar um serviço de manutenção nas subestações que deixará três municípios sem energia por uma manhã inteira. A ação já marcada anteriormente e abortada três vezes, agora é prometida para domingo, dia 24 de abril, das 7h30 às 12h30, afetando Marabá, Itupiranga e São Domingos do Araguaia.
A pedido da Eletronorte, a concessionária de energia vem tentando realizar o desligamento na região desde o início de 2022. O último anúncio foi para 13 de fevereiro, quando prometeu realizar o serviço “de qualquer forma, com chuva ou sol”, mas no dia marcado, apesar da resignação dos usuários do sistema, nada aconteceu. Foi um dia chuvoso e a empresa atribuiu a isso o “furo”, razão de memes e ironias dos internautas, que se disseram enganados pelo aviso oficial.
A própria concessionária paraense explica em seu site o que significa um desligamento programado: “São serviços de manutenção preventiva na rede de distribuição de energia elétrica para oferecer mais qualidade a você, por isso, de vez em quando é necessário interromper o fornecimento de energia aí na sua casa”.
Leia mais:Desta vez o complexo Morada Nova não será atingido pela medida. De outro lado, a Equatorial também orienta que ninguém aproveite a data para realizar manutenção da energia de casa e que, se necessário, desligue os disjuntores da residência, pois o restabelecimento da rede pode ocorrer antes do previsto. (Da Redação)