Correio de Carajás

Marabá e Parauapebas estão de fora da onda de calor que assola o país esta semana

Sol em Marabá deve ser quente esta semana, mas não tanto quanto em outras cidades do País/Foto: Jordão Nunes

Enquanto 1.400 cidades brasileiras sentirão o calor chegando com força total durante esta semana, Marabá e Parauapebas ficarão de fora desta lista, apesar das temperaturas subindo até cinco graus acima da média. A população vai poder respirar aliviada com o clima de inverno que vem, aos poucos, substituindo a primavera.

Enquanto o resto do país suará a camisa, literalmente, enfrentando essa onda de calor classificada como “perigo” pelo Instituto de Meteorologia (Inmet), os parauapebenses estão se preparando para máximas de 37 °C e mínimas de 23 °C. Com muitas nuvens, ventos fracos e uma umidade lá em cima em 90%, parece que eles estão aproveitando o clima para transformar o calor em uma espécie de “sauna tropical”.

A variação ao longo da semana vai de 24 °C a 38 °C, uma montanha-russa térmica que causa inveja a qualquer parque de diversões.

Leia mais:

Já em Marabá, a máxima é de 38 °C e a mínima de 23 °C. Poucas nuvens e ventos fracos, ou seja, o calor tá ali, mas parece que está indo de fininho para não causar muito alvoroço. A previsão da semana? Manter esse climinha agradável, para o deleite dos marabaenses!

Agora, enquanto alguns podem pensar que Parauapebas e Marabá subornaram São Pedro para manter um clima mais ameno, outras cidades paraenses não tiveram tanta sorte. São Félix do Xingu, Cumaru de Norte, Jaracareacanga, Novo Progresso, Ourilândia, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia estão no nível intermediário de perigo na escala do Inmet.

Ou seja, enquanto alguns aproveitam a brisa, outros terão que lidar com o “perigo potencial” do calor.

Enquanto o país se derrete, Marabá e Parauapebas decidiram ficar de boa, aproveitando um dos lados bons de viver no calor do Pará, literalmente. Quanto aos moradores do sul e sudoeste do Estado, já pegaram o picolé? Parece que vai ser uma semana quente por aí! (Thays Araujo)