Correio de Carajás

Marabá e outras cidades do Pará registram 20 mortes na virada de ano

Marabá e outras cidades do Pará registam 20 mortes na virada de ano

Dados das ocorrências registradas do dia 31 de dezembro de 2019 para 1º de janeiro de 2020 mostram que a virada de ano no Pará teve pelo menos 20 mortes violentas. Foram registrados casos de baleamentos e homicídios em Belém, Altamira, Marabá, Canaã dos Carajás, Tucumã, Ourilândia do Norte, Itupiranga, Ulianópolis, Breves, Vigia de Nazaré e São João de Pirabas.

Durante as festas de réveillon foram registrados homicídios, como no caso de Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, onde uma pessoa morreu e duas pessoas feridas. Por conta do crime, que aconteceu no meio do show que celebrava a chegada do Novo Ano, a festa foi interrompida pela prefeitura, organizadora do evento, por recomendação da Polícia Militar.

As vítimas do baleamento, feito por um homem, foram Thaís, Eduardo e Jeovane Batista, de apenas 21 anos, que morreu no local.

Leia mais:

Em Breves, na região do Marajós, Luiz Cláudio Caetano da Silva, de 44 anos, foi morto com uma facada do peito, onde atuava como Guarda Municipal. Ele foi morto no bairro do Aeroporto, onde morava. Testemunhas contaram que o agressor atacou Luiz repentinamente com o golpe de faca. A suspeita é que a morte tenha sido motivada por ciúmes de uma mulher.

Em Altamira, oeste do Estado, um homem, que segue sem identificação, foi achado morto por volta 6 horas na Rua Humaitá, do Bairro Lago Azul. Segundo a Polícia Civil do município, populares que faziam uma caminhada logo no início da manhã informaram que viram uma correria perto de uma área de mata e, quando se aproximaram, encontraram o homem já morto.

O corpo possuía marcas de golpes de faca na mão e rosto, mas não tinha nenhuma identificação. Ainda de acordo com a polícia, a vítima aparenta ter menos de 25 anos. Ainda na região de Altamira, uma mulher foi baleada e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ela foi identificada apenas como Francielly.

A vítima foi socorrida por volta das 8 horas por populares, mas morreu na UPA, depois de ter sido baleada no abdômen. A Polícia Civil iniciou investigações para tentar chegar ao autor e saber a motivação do crime.

Em Belém, um homem foi morto durante a madrugada de quarta-feira, 1º, ao tentar invadir uma casa no bairro do Telégrafo. Um policial que estava visitando o sogro interviu na ação e baleou o suspeito, que morreu no local, por volta de 5 horas.

Em Medicilândia, na Região da Transamazônica, sudoeste do Pará, um jovem morre durante a festa de fim de ano. Matheus de Lima Mendes, de 19 anos, foi morto por volta de 1h30.

De acordo com a Polícia Civil, testemunhas informaram que o jovem foi ferido por duas pessoas com  golpes de um objeto cortante. Ainda não se sabe o que pode ter motivado a morte do jovem, já que ele não teria inimigos e não tinha envolvimento com crimes, trabalhando como agricultor em uma plantação de cacau, que parte da economia daquele município.

No município de Itupiranga, no sudeste do Pará, um homem foi morto em frente de um bar. A vítima, José Airton dos Santos Pereira, foi assassinada por volta da 1 hora, na Vila Jovem Crislândia, zona rural do município.

Segundo a polícia, o corpo foi achado por populares no meio da rua principal da vila, em frente a um bar, com marcas de facadas. A Polícia investiga o caso, para tentar saber quem cometeu o crime.

Em Vigia de Nazaré, na região do Salgado, no nordeste do Estado, José Idonio Pereira foi morto na manhã de quarta-feira com um tiro na cabeça na Vila do Bom Jardim da Barreta, zona rural do município. O crime aconteceu por volta de 9 horas e, segundo a Polícia Civil, o responsável pelo crime é Gilson Gaspar de Deus, que já foi preso.

Testemunhas contaram que depois de uma discussão com um outro envolvido, por causa de uma dívida de drogas, José teria “tomado as dores” do outro homem e ido tomar satisfação com Gilson, que desferiu um tiro contra ele, que morreu no local.

Em São João de Pirabas, no nordeste do Pará, Adalberto Lima da Fonseca foi morto a facadas na orla da cidade. O crime foi por volta de 8 horas. De acordo com a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), baseada em Salinópolis, ele chegou a ser socorrido ao Hospital Regional do município vizinho, mas não resistiu às várias facadas que recebeu do seu algoz, que ainda não tinha sido identificado até ontem.

Já em Marabá William Gomes da Silva, de 22 anos, foi achado morto em um terreno baldio por volta de 7 horas do dia 1º. A equipe de plantão da Delegacia de Homicídios foi acionada pela Guarda Municipal, que informou que tinha um corpo na Folha 31, com sinais de perfuração de arma branca, em um local que antes era uma loja de departamentos. De acordo com a polícia, a vítima era conhecida por ser usuária de drogas e também por envolvimento com tráfico de entorpecentes.

A virada de ano foi também com morte em Santarém, no Baixo Amazona. A vítima é o jovem André Mota Corrêa, que teria sido morto em durante uma tentativa de assalto.

O corpo dele encontrado pela manhã. Segundo seus familiares, ele estava na cidade para passar virada de ano. André morava na comunidade São Ciríaco de Urucurituba e não conhecia ninguém, além da família, e nem tinha desafetos em Santarém, e por esse motivo, seus parentes acreditam na hipótese de assalto.

Ele apresentava machucados na cabeça e ao lado do corpo foram encontrados pedaços de paus e pedras sujos de sangue.

Na cidade de Tucumã, no sudeste do Estado, José Augusto Santos de Jesus foi morto com arma branca no início da noite de quarta-feira. O crime acontece na área externa de um comércio, na área do setor rodoviário da cidade.

Em Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, dois homens foram esfaqueados durante uma brigada no centro da cidade no final da tarde de quarta-feira, 1º.  As vítimas foram Kleison Carlos, que morreu, e Edson Alves, que está internado no Hospital Municipal.

O autor dos esfaqueamentos é Antônio Pereira da Anunciação, que foi preso minutos depois do crime pela Polícia Militar.

ACIDENTES

Além das mortes por homicídio, outras pessoas morreram no Estado ao se envolverem em acidente de trânsito. Logo início da manhã do último dia de 2019, três pessoas morreram em um grave acidente em Mãe do Rio, no nordeste paraense. As vítimas são Renato Charles Santos Araújo e Maria Conceição Cordeiro, que morreram no local, e Walace Ferreira da Silva Gomes, de apenas oito anos, que morreu enquanto era transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, Região Metropolitana da capital do Estado.

Em Bragança, Antônio Maria Sousa Costa foi atropelado por um ônibus por volta das 23 horas do dia 31, na rodovia que liga o centro da cidade à vila litorânea de Ajuruteua. O motorista fugiu do local após o caso e estava sendo procurado pela polícia.

Além das mortes por homicídio e acidente de trânsito, também foi registrada uma morte acidental por arma de fogo. Em Redenção, no sul do Pará, o dono de um bar, identificado como Francisco Alves da Costa, morreu na madrugada de quarta-feira, 1º, ao ser atingido por um tiro acidental de uma espingarda, quando fechava seu estabelecimento comercial na comunidade do setor Planalto. (Tina Santos – com dados da Polícia Civil)