Passou a vigorar desde a semana passada a Lei Municipal nº 18.073, de 6 de dezembro de 2021, que estabelece que os contadores têm direito a atendimento preferencial nas repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos afins da profissão. O anúncio de que a legislação já está valendo aconteceu oficialmente durante o VIII Fórum Intermunicipal de Contabilidade, evento que durou dois dias em Marabá, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA).
A lei foi uma conquista da categoria e visa diminuir a burocracia para os profissionais, quando em ação representando seus clientes. Os técnicos em contabilidade têm o mesmo benefício e todos eles devem apresentar a carteira de identidade profissional emitida pelo CRC-PA para terem direito às garantias da legislação.
No caso de órgãos municipais que atendam presencialmente com senha eletrônica, os contabilistas vão poder usar a senha destinada a prioridades. A tramitação foi rápida e aprovada em plenário na Câmara Municipal. Durante a abertura do VIII Fórum Intermunicipal de Contabilidade, evento que aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro em Marabá, o presidente do Legislativo, Pedro Correia, representando a Casa, anunciou a validade da lei e recebeu homenagem dos profissionais.
Leia mais:“Esta lei vai trazer mais rapidez, agilizando a demanda do profissional que vai até as repartições públicas, não só com a demanda de um cliente, mas sim de vários”, comemora Ana Paula Pires, delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) na região de Marabá.
FÓRUM
O Fórum Intermunicipal de Contabilidade foi o maior evento da categoria realizado aqui na região desde o início da pandemia, em 2020. O local escolhido foi o auditório da Faculdade Pitágoras.
O evento teve como objetivo somar com o desenvolvimento desses profissionais no dia a dia e reciclagem da atuação dos mesmos, como explicou Ana Paula Pires. Como o curso da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará fica baseado em Rondon do Pará, os estudantes da área acabaram não conseguindo participar. De outro lado, houve boa participação de quem milita na profissão.
O Correio de Carajás questionou Ana Paula sobre quais devem ser os principais desafios para os contabilistas em 2022, ao que ela respondeu que o principal é a adequação às novas normas que vêm sendo adotadas no país. Exemplificou citando o E-social, uma situação ainda recente na legislação. “É uma implementação que o Governo Federal para facilitar a administração de informações relacionadas ao trabalhador, e que a partir de janeiro começa a ser aplicada para todas as empresas”.
Ela complementa falando que o profissional tem de estar ambientado com estas normas e auxiliando seus clientes na adequação. Na região são 539 os profissionais registrados no CRC-PA.
“Trazer um evento deste porte para Marabá e região faz parte da interiorização do conselho, entendendo as necessidades dos profissionais da região e atendendo a sua demanda”, explica Rafael Laredo, conselheiro do CRC-PA.
HOMENAGENS
O Fórum Intermunicipal também marcou homenagem a dezenas de profissionais históricos da área de contabilidade em Marabá, como destaca Carlos Aberto Cruz Caldas, Carlão, Conselheiro do CRC-PA. Segundo ele, o plenário do conselho em Belém acatou e emitiu os diplomas que foram entregues a colegas que sempre militaram de forma séria em seus escritórios, contribuindo para engrandecer a profissão e o respeito da comunidade local. “Encaminhamos vários nomes de profissionais antigos, inclusive com homenagens póstumas, como é o caso do saudoso Raimundo Salame, representado aqui pelo seu filho”, disse.
O Jornal CORREIO e portal Correio de Carajás também foram homenageados pelo CRC com uma Moção de Agradecimento que foi entregue ao nosso editor-chefe, jornalista Patrick Roberto Carvalho, “pelos seus relevantes serviços prestados à classe contábil em todo o Estado do Pará e pela contribuição no crescimento social da profissão contábil”. Ele recebeu o diploma das mãos do presidente do CRC, Fabrício do Nascimento Moreira, e dos conselheiros Carlos Caldas e Rafael Laredo. (Henrique Garcia)
Região terá dois membros no novo conselho
O Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) não apenas tem sido mais atuante aqui na região, como passará a contar com dois representantes de Marabá ao mesmo tempo na gestão para o próximo quadriênio (2022-2025).
A região sul e sudeste do Pará possui o terceiro maior quantitativo de profissionais contábeis do estado, somente perdendo para região metropolitana e Santarém. “Entretanto, quanto a representatividade desses contadores no colegiado da classe, a nossa presença não era compatível com o grau de importância da região”, comenta o contador Rafael Larêdo.
O último período eleitoral da instituição aconteceu em novembro deste ano, disputado por três chapas e a vencedora foi a de número um, justamente a que tinha na composição 50% de profissionais que atuam no interior do Pará. Entre eles dois representam Marabá e região: o próprio Rafael Larêdo, que será o novo vice-presidente da instituição e o seu colega Joel Monteiro.
“A nova gestão tem como proposta o trabalho, a inovação e a integração contemplando ações tanto na área empresarial quanto na área pública. A proposta é fazer o CRC-PA mais presente no interior e fortalecer a classe para valorização junto a sociedade”, explica Larêdo. (Da Redação)