Correio de Carajás

Marabá: Conferência debate políticas públicas para a mulher

Conferência debate políticas públicas para a mulher
Grupo esteve na Redação divulgando e chamando a comunidade a participar/ Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O desenvolvimento de projetos que possibilitem a geração de emprego e renda; a melhora da assistência em saúde, educação e segurança são apenas alguns dos eixos temáticos da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Marabá. A abertura será nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 18 horas na Câmara Municipal e deve reunir várias instituições que desenvolvem trabalhos voltados à valorização da mulher. O evento ocorrerá durante dois dias e as palestras, mesas redondas e apresentações culturais devem ocorrer no dia 25 das 8h às 18h.

O evento está sendo organizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDIM), entidade que já existe há 10 anos e tem a função de fiscalizar o andamento de políticas públicas destinadas a mulher.

De acordo com a presidente do COMDIM, Cláudia Araújo, durante o evento será montado o Plano Municipal das Mulheres, um documento contendo propostas para implantar novos projetos e ampliar a rede de apoio já existente no município e, que para isso, a participação de todas as mulheres é fundamental.

Leia mais:

“Nós queremos que nessa conferência tenhamos um público de 250 mulheres de diversos bairros e de diversas etnias. Nós queremos a mulher negra; as mulheres brancas; as mulheres lésbicas; as mulheres do campo, principalmente a mulher do campo; nós queremos as mulheres indígenas. Então, nós queremos todas conosco para nós fazermos o nosso plano municipal com as propostas do que as mulheres precisam”, informou, ressaltando que durante a conferência também serão eleitas cinco delegadas, que irão representar Marabá na Conferência Estadual da Mulher prevista para acontecer em abril de 2020, em Belém.

PROGRAMAÇÃO

Na noite de abertura da conferência haverá, a partir das 20 horas, uma palestra com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pará, Juliana Freitas, sobre os avanços e retrocessos de direitos políticos das mulheres. O encerramento será com uma apresentação do cantor marabaense Diego Aquino.

Já no dia 25, as atividades incluem uma palestra da professora doutora Ailce Margarida Negreiros Alves, marcada para às 8h45; uma mesa redonda sobre experiências de execução de políticas públicas, prevista para às 9h30, com a mediação da advogada  Heide Patricia Nunes de Castro e participação da delegada Simone Felinto, da coordenadora Estadual da Mulher Márcia Jorge, da coordenadora municipal Júlia Rosa, da coordenadora do PARAPAZ, Tábata Veloso, e também do coordenador da Patrulha Maria da Penha, inspetor Roberto Lemos Dias, da Guarda Municipal de Marabá (GMM); a apresentação de dados dos Censos de 2000 e 2010, com indicadores de gênero em Marabá, que será feita pelos professores doutores da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) Sérgio Moreno Redon, Lucia Cristina Cavalcante da Silva e Maurilio de Abreu Monteiro; além da eleição das delegadas que irão para a Conferência Estadual e da montagem do Plano Municipal das Mulheres.

INSCRIÇÕES

Para entidades que queiram fazer parte da conferência e concorrer às vagas de delegadas é necessário apresentar uma documentação específica, como nomes da titular e da suplente; ata de fundação, estatuto, CNPJ, comprovante de endereço da instituição, ata de eleição da diretoria e plano de trabalho mostrando o trabalho com mulheres. (Fabiane Barbosa)

Mais

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

Desde o final da noite de quarta-feira (5), o nome do agente de trânsito Etervan Ferreira Sousa está circulando em…
Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de…
ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu hoje…
Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

As mortes por covid-19 no Brasil têm apresentado uma leve tendência de queda, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério…
Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Na semana em que a Polícia Federal desmantelou uma quadrilha que arrombava agências dos Correios do sul, sudeste do Pará…
Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Em sua cerimônia de posse, o novo presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, disse hoje (7) que vai dar sequência às ações já em implementação previstas no plano estratégico e…