Correio de Carajás

Marabá: Comitê sugere não decretar lockdown, mas pode endurecer medidas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Município de Marabá ainda não deve decretar lockdown, mesmo diante dos novos números e do crescente estrangulamento da capacidade de atendimento na rede de saúde. Foi a deliberação tomada neste início de tarde de quinta-feira (25) pelo Comitê Municipal de Gestão Covid-19 em Marabá. É bom destacar que tal órgão é apenas consultivo e a decisão final ainda caberá ao prefeito Sebastião Miranda Filho. Se ele acatar o que foi deliberado, deverá, no lugar do fechamento total, adotar medidas mais rígidas de controle para a cidade nos próximos dias, a serem descritas num novo decreto que sairá nesta sexta-feira (26).

O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e reuniu todos os membros do órgão, que é multilateral, contando com representantes de instâncias da Prefeitura de Marabá, técnicos, representante da Câmara Municipal (CMM) e até da iniciativa privada, por meio da Acim e Sindicato do Comércio.

O Portal Correio apurou que o primeiro a falar foi o secretário municipal de Saúde, Valmir Moura, que expôs a situação atual do Município, internações e sobre o nível de tensionamento da capacidade de atendimento. Dados e informações técnicas balizaram a discussão e ficou clara a certeza de que é necessário tomar mais atitudes para barrar o avanço dos contágios e também das mortes.

Leia mais:

Apesar disso, o comitê rechaçou a possibilidade do lockdown, considerada a mais radical das limitações e que fecharia 100% das atividades comerciais e impediria a circulação de pessoas nas ruas.

Duas propostas foram alinhadas e acabou sendo aprovada a de que seja emitido um novo decreto ampliando as restrições e levando em conta que há feriados nas próximas duas semanas: Semana Santa e aniversário de Marabá, este no dia 5 de abril.

Entre as possíveis novas limitações estariam o fechamento dos supermercados às 18 horas, uma vez que alguns deles hoje ainda funcionam até 21 ou 22 horas, e novas restrições ao restante do comércio noturno, preservando os do dia. Após 10 dias as medidas seriam reavaliadas.

Caso o prefeito acate, ele pode emitir novo decreto nesta sexta-feira, mas que passaria a ter validade na segunda-feira, dia 29 de março.

Ao Portal Correio, o vereador Marcelo Alves, representante do Poder Legislativo no Comitê, considerou o encontro satisfatório e revelou que não ocorreram divergências, uma vez que estava concreto para todos que novas medidas precisam ser tomadas com urgência.

Na quarta-feira (24) Marabá atingiu o número de 304 mortes por covid-19 desde o início da pandemia e a ocupação de leitos estava em mais de 97%. (Da Redação)

Comentários

Mais

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Mais uma importante faixa etária, que representa grande parcela da população adulta em geral, será finalmente imunizada contra a covid-19…
Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Fogueira, bandeirinhas, quadrilhas e roupas xadrez e floridas. Pelo segundo ano consecutivo o tradicional festejo junino que acontece por todo…
Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em…
Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

A constante falta de médicos em plantões no Hospital Municipal de Marabá (HMM) foi o tema mais debatido na sessão…
Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

O Dia de São João é comemorado nesta quinta-feira (24) e Parauapebas entrou com tudo no clima junino de diferentes…
Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

A Prefeitura de Curionópolis lança, nesta quinta-feira (24), o programa “Obras por toda cidade”. A cerimônia acontece às 16 horas…