Correio de Carajás

Marabá com Carnaval de rua

Grande novidade do Carnaval deste ano em Marabá, os bonecos gigantes chegaram ontem de Olinda e vão animar a festa/ Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Carnaval é só na próxima terça-feira, mas aqui em Marabá o pontapé inicial da folia já foi dado na noite desta sexta-feira (1º) e vai até o dia 5. Durante todos os dias a folia se estende pelos Bairros Liberdade, São Félix e Morada Nova, segundo a programação oficial, e tem o ponto alto na Praças Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.

Hoje à noite o Bloco Levada Louca se apresentou no Bairro Liberdade, com animação do Dj Roni Boy. Neste domingo, dia 3, a folia fica por conta do Bloco Carro de Mão, no Bairro Santa Rosa, a concentração será às 14 horas, com previsão de saída às 16 horas.

Na sequência, dia 4, o tradicional Vai Quem Quer reúne foliões nas ruas da Nova Marabá com o tema sobre a importância das amizades. Dia 5, na famosa “terça-feira gorda” de Carnaval o Bloco Gaiola das Loucas percorre Cidade Nova e se concentra na Praça do Novo Horizonte, prometendo arrastar brincantes, tradicionalmente trajados com roupas femininas. Enquanto isso, ainda no dia 5, o Jegue Elétrico vai agitar a população do Km 7.

Leia mais:
Na segunda-feira à tarde é a vez do Vai Quem Quer, pelas ruas da Nova Marabá

Liberdade

No Bairro Liberdade, além do Bloco Levada Louca, dia 2 (sábado), a festa fica por conta da swingueira de Cleiton Essencial e Dj James. Domingo dia 3, Bilú Oliveira juntamente com Dj Roni Boy vão fazer a Liberdade tremer.  Dia 4, segunda-feira, Ítalo Souza e novamente o Dj Roni Boy animam a multidão daquele bairro. Na terça-feira Gorda, a Banda Beat do povo (Leris), com Dj James sacode a população.

Velha Marabá

Na Marabá Pioneira os foliões vão cair na folia, começando neste sábado dia 2, na Praça Duque de Caxias haverá Banda Carnavalesca, além de Joan Alessandro e Banda, e também Dj Diogo. Já no domingo 3, Ruanna Ly e Forró de Elite, sobre um trio elétrico. Na segunda-feira 4, Itamara e Banda, Júnior dos Teclados e Rodrigo Mendes serão os responsáveis para alegrar os foliões, além do Dj Diogo. Dia 5, Banda Swing do Morro e Dj Kadson entram na sequência da programação. Ainda no dia 5, fechando a noite, a Banda Cheiro Verde dará ao carnaval um toque de ritmos paraenses, Luizinho do Swing e Gabriel Ferreira, fecham com chave de ouro o carnaval da Duque de Caxias.

Bloco que anima a Marabá Pioneira no domingo, Carro de Mão era finalizado ontem

São Félix

O carnaval no Bairro São Félix se limitará a três noites. Dia 1º, sexta-feira, será por conta da Banda 4×4 e Dj Ray Pressão. Dia 2, sábado, Nenzinha do Calypso e Dj Tom Boy promete fazer os foliões do São Félix tirarem o pé do chão. E domingo, dia 3, Izael Costa e novamente Dj Ray Pressão fecham a programação.

Morada Nova

O carnaval em Morada Nova, começa na noite do dia 2, com agitação do cantor Ítalo Souza e Dj Júnior Frota, domingo dia 3, Robsom Souza e Alam Braga, segunda-feira (4), continua com Dj Júnior Frota, dia 5, terça-feira, Léo Martins e Banda, e Dj Júnior Frota, encerram as atrações do carnaval de Morada Nova.

Bonecos de Olinda

Além dos blocos e shows que agitam o carnaval de Marabá, neste ano os foliões terão mais uma opção de distração e poderão se sentir em Pernambuco sem sair da cidade. Os famosos gigantes Bonecos de Olinda chegaram na manhã de ontem (1º) e serão apresentados durante a extensa programação na Praça São Félix de Valois, na Velha Marabá.

Com acesso gratuito, o bloco “A Folia dos Gigantes terá apresentações culturais de frevo, samba e outros ritmos, além de oficinas de confecções e manipulação de bonecos gigantes.

Orquestra feminina

Também no evento acontece a apresentação da “Orquestra da Ribeira”, composta apenas por mulheres e que será responsável pelo arrastão, junto de trio elétrico, pela Orla Sebastião Miranda. “Vamos trabalhar a temática do empoderamento feminino, este é o foco. Estamos para mostrar a força da mulher em um campo que é totalmente masculino. Se for ver as orquestras de frevo em Pernambuco ou em qualquer lugar, a maioria é formada por homens, então colocar mulheres neste patamar tem um empoderamento”, defende o organizador. (Karine Sued, com informações de Luciana Marschall)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

# Dia 4 – Praça São Félix de Valois (Marabá Pioneira)

19 horas – Palestra/Oficina de Bonecos Gigantes

19h30 – Oficina de Artesanato

20 horas – Espetáculo: Festa do Boi (Cia de Dança Yaguara)

21 horas – Espetáculo: Eu sou um país que se chama Pará (Cia de Dança Yaguara)

21h30 – Desfile do Bloco Bonecos Gigantes e Orquestra da Ribeira (Estúdio de Dança Flávio Fernandes)

# Dia 05 – Praça São Félix de Valois (Marabá Pioneira)

19 horas – Palestra/Oficina de Bonecos Gigantes

19h30 – Oficina de Artesanato

20 horas – Espetáculo: Negritude (Cia de Dança Yaguara)

20h30 – Espetáculo: Frevo Calypso (Cia de Dança Yaguara)

21 horas – Espetáculo: Festa do Pescador (Cia de Dança Yaguara)

21h30 – Desfile do Bloco Bonecos Gigantes e Orquestra da Ribeira (Estúdio de Dança Flávio Fernandes)

Mais

Sintepp anuncia greve na educação de Marabá para esta terça-feira

Sintepp anuncia greve na educação de Marabá para esta terça-feira

Por meio de seu blog na Internet, a Subsede local do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintepp) anunciou, nesta segunda-feira,…
Banco Central abre consultas para saques e trocos via Pix

Banco Central abre consultas para saques e trocos via Pix

Até 9 de junho, correntistas e clientes de todo o país poderão apresentar sugestões para que o Banco Central (BC)…
Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

A pandemia da covid-19 consolidou a internet como principal plataforma de entretenimento no Brasil. A rede está repleta de programações…
Petrobras firma contrato para construção de sétima plataforma

Petrobras firma contrato para construção de sétima plataforma

A Petrobras divulgou hoje (10) que assinou contrato para construção da P-78, sétima unidade a ser instalada no campo de…
79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

Pesquisa realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC) junto a compositoras, intérpretes, musicistas, produtoras fonográficas e técnicas, não necessariamente associadas…
Fiocruz investiga transmissão da covid-19 entre crianças e adultos

Fiocruz investiga transmissão da covid-19 entre crianças e adultos

Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com outras instituições de pesquisa constatou uma transmissão mais frequente…