Correio de Carajás

Marabá com Carnaval de rua

Grande novidade do Carnaval deste ano em Marabá, os bonecos gigantes chegaram ontem de Olinda e vão animar a festa/ Foto: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Carnaval é só na próxima terça-feira, mas aqui em Marabá o pontapé inicial da folia já foi dado na noite desta sexta-feira (1º) e vai até o dia 5. Durante todos os dias a folia se estende pelos Bairros Liberdade, São Félix e Morada Nova, segundo a programação oficial, e tem o ponto alto na Praças Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.

Hoje à noite o Bloco Levada Louca se apresentou no Bairro Liberdade, com animação do Dj Roni Boy. Neste domingo, dia 3, a folia fica por conta do Bloco Carro de Mão, no Bairro Santa Rosa, a concentração será às 14 horas, com previsão de saída às 16 horas.

Na sequência, dia 4, o tradicional Vai Quem Quer reúne foliões nas ruas da Nova Marabá com o tema sobre a importância das amizades. Dia 5, na famosa “terça-feira gorda” de Carnaval o Bloco Gaiola das Loucas percorre Cidade Nova e se concentra na Praça do Novo Horizonte, prometendo arrastar brincantes, tradicionalmente trajados com roupas femininas. Enquanto isso, ainda no dia 5, o Jegue Elétrico vai agitar a população do Km 7.

Leia mais:
Na segunda-feira à tarde é a vez do Vai Quem Quer, pelas ruas da Nova Marabá

Liberdade

No Bairro Liberdade, além do Bloco Levada Louca, dia 2 (sábado), a festa fica por conta da swingueira de Cleiton Essencial e Dj James. Domingo dia 3, Bilú Oliveira juntamente com Dj Roni Boy vão fazer a Liberdade tremer.  Dia 4, segunda-feira, Ítalo Souza e novamente o Dj Roni Boy animam a multidão daquele bairro. Na terça-feira Gorda, a Banda Beat do povo (Leris), com Dj James sacode a população.

Velha Marabá

Na Marabá Pioneira os foliões vão cair na folia, começando neste sábado dia 2, na Praça Duque de Caxias haverá Banda Carnavalesca, além de Joan Alessandro e Banda, e também Dj Diogo. Já no domingo 3, Ruanna Ly e Forró de Elite, sobre um trio elétrico. Na segunda-feira 4, Itamara e Banda, Júnior dos Teclados e Rodrigo Mendes serão os responsáveis para alegrar os foliões, além do Dj Diogo. Dia 5, Banda Swing do Morro e Dj Kadson entram na sequência da programação. Ainda no dia 5, fechando a noite, a Banda Cheiro Verde dará ao carnaval um toque de ritmos paraenses, Luizinho do Swing e Gabriel Ferreira, fecham com chave de ouro o carnaval da Duque de Caxias.

Bloco que anima a Marabá Pioneira no domingo, Carro de Mão era finalizado ontem

São Félix

O carnaval no Bairro São Félix se limitará a três noites. Dia 1º, sexta-feira, será por conta da Banda 4×4 e Dj Ray Pressão. Dia 2, sábado, Nenzinha do Calypso e Dj Tom Boy promete fazer os foliões do São Félix tirarem o pé do chão. E domingo, dia 3, Izael Costa e novamente Dj Ray Pressão fecham a programação.

Morada Nova

O carnaval em Morada Nova, começa na noite do dia 2, com agitação do cantor Ítalo Souza e Dj Júnior Frota, domingo dia 3, Robsom Souza e Alam Braga, segunda-feira (4), continua com Dj Júnior Frota, dia 5, terça-feira, Léo Martins e Banda, e Dj Júnior Frota, encerram as atrações do carnaval de Morada Nova.

Bonecos de Olinda

Além dos blocos e shows que agitam o carnaval de Marabá, neste ano os foliões terão mais uma opção de distração e poderão se sentir em Pernambuco sem sair da cidade. Os famosos gigantes Bonecos de Olinda chegaram na manhã de ontem (1º) e serão apresentados durante a extensa programação na Praça São Félix de Valois, na Velha Marabá.

Com acesso gratuito, o bloco “A Folia dos Gigantes terá apresentações culturais de frevo, samba e outros ritmos, além de oficinas de confecções e manipulação de bonecos gigantes.

Orquestra feminina

Também no evento acontece a apresentação da “Orquestra da Ribeira”, composta apenas por mulheres e que será responsável pelo arrastão, junto de trio elétrico, pela Orla Sebastião Miranda. “Vamos trabalhar a temática do empoderamento feminino, este é o foco. Estamos para mostrar a força da mulher em um campo que é totalmente masculino. Se for ver as orquestras de frevo em Pernambuco ou em qualquer lugar, a maioria é formada por homens, então colocar mulheres neste patamar tem um empoderamento”, defende o organizador. (Karine Sued, com informações de Luciana Marschall)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

# Dia 4 – Praça São Félix de Valois (Marabá Pioneira)

19 horas – Palestra/Oficina de Bonecos Gigantes

19h30 – Oficina de Artesanato

20 horas – Espetáculo: Festa do Boi (Cia de Dança Yaguara)

21 horas – Espetáculo: Eu sou um país que se chama Pará (Cia de Dança Yaguara)

21h30 – Desfile do Bloco Bonecos Gigantes e Orquestra da Ribeira (Estúdio de Dança Flávio Fernandes)

# Dia 05 – Praça São Félix de Valois (Marabá Pioneira)

19 horas – Palestra/Oficina de Bonecos Gigantes

19h30 – Oficina de Artesanato

20 horas – Espetáculo: Negritude (Cia de Dança Yaguara)

20h30 – Espetáculo: Frevo Calypso (Cia de Dança Yaguara)

21 horas – Espetáculo: Festa do Pescador (Cia de Dança Yaguara)

21h30 – Desfile do Bloco Bonecos Gigantes e Orquestra da Ribeira (Estúdio de Dança Flávio Fernandes)

Comentários

Mais

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas…
AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…
Antônia Fontenelle é indiciada por crime de preconceito após usar termo 'paraibada'

Antônia Fontenelle é indiciada por crime de preconceito após usar termo 'paraibada'

A atriz e youtuber Antônia Fontenelle foi indiciada pela Polícia Civil da Paraíba pelo crime de preconceito após comentários xenofóbicos sobre o…