Todos os anos, durante o mês de julho, com o avanço da estiagem e a vegetação seca, as queimadas aumentam em Marabá. Por isso, a Brigada de Incêndio deu o pontapé inicial à operação “Queimadas Zero”. Nesta quinta-feira (4), a equipe foi apresentada ao Correio de Carajás em uma cerimônia que destacou a importância da iniciativa.
Marcos Andrade, diretor da Defesa Civil, informa que a brigada de Marabá, composta por profissionais qualificados para combater incêndios florestais e urbanos, já está em atividade há algum tempo. Ele menciona a parceria com o Ministério Público do Estado, representado pela promotora Josélia, além do Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Polícia Militar. “A partir de hoje, todos os nossos brigadistas estarão alocados no quartel do 5º GBM (Corpo de Bombeiros), no Núcleo Cidade Nova. Para acionar os serviços, basta ligar para o número 193 e a brigada atuará”, explica.
A brigada é uma força auxiliar ao Corpo de Bombeiros Militar e dispõe de caminhões com capacidade de 20 mil litros de água e caminhonetes para apoio à comunidade.
Leia mais:A necessidade da operação “Queimadas Zero” decorre do alto número de ocorrências de queimadas registradas no município. Em 2023, foram contabilizadas 97 ocorrências nos meses de julho e agosto. Destas, 51 foram na Nova Marabá, 28 no núcleo Cidade Nova, 9 em São Félix e 9 na Marabá Pioneira. Esses dados reforçam a importância de ações coordenadas para prevenir e combater incêndios na região.
Juniel Santos, chefe de guarnição, também fala sobre a iniciativa. Segundo ele, a equipe está em operação desde 2018, com foco constante na prevenção. Nos últimos dois anos, a brigada tem trabalhado intensamente no projeto “Queimadas Zero”, buscando atender à demanda crescente durante o período de estiagem. “Estamos sempre procurando dar o melhor para a comunidade, atendendo às necessidades de Marabá, especialmente durante a seca. Nossa equipe, composta por 25 membros, trabalha em conjunto para proteger o município,” finaliza. (Thays Araujo)