Correio de Carajás

Marabá: App de mobilidade ganha simpatia ao cobrar taxa fixa dos motoristas

Com certa demora em relação aos anseios da população, há aproximadamente um ano e meio os aplicativos de mobilidade urbana finalmente desembarcaram em Marabá e rapidamente caíram nas graças dos clientes e dos motoristas, a maioria destes desempregados que encontraram na profissão uma forma de gerar renda.

A mais famosa das plataformas, Uber, iniciou as atividades em novembro de 2017 e, apesar de alguma tensão em relação a outras categorias ligadas ao transporte de passageiros e de alguns desentendimentos com o órgão de trânsito municipal, atualmente quatro delas atuam com certa tranquilidade no município: Uber, 99, MabWay e Urbano Norte. Juntas, possuem 840 motoristas cadastrados.

Esta última chegou na cidade há cerca de três meses, mas possui um diferencial considerado importante em relação às demais, já que o responsável pelo serviço nos estados do Pará e do Amapá, Eduardo Friás, firmou parceria com a Associação de Motoristas de Aplicativo do Pará. A aproximação se deu porque utilizar esse aplicativo seria a forma mais rentável para quem decide desenvolver a atividade.

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Diferente da concorrente mundialmente famosa, a Urbano Norte – criada em Porto Velho, capital de Rondônia – não cobra porcentagem sobre as corridas realizadas pelos motoristas. Após o cadastro, o único custo que eles têm junto os gestores do aplicativo é uma taxa mensal, atualmente fixada em cerca de R$ 90.

“Pelas altas tarifas que a Uber cobra do motorista, que em alguns casos chega a 40%, tivemos a ideia de lançar a plataforma local e graças a Deus deu muito certo”, explica Friás, informando que o aplicativo existe há um ano e seis esses e, desde então, passou a ser expandido no sistema de franquias para os estados do Norte e Nordeste do país.

Além de Marabá, o serviço já está nas cidades paraenses de Santarém e Castanhal, sendo implantado até julho também em Belém e ‘namorando’ outras localidades. “Estamos em noivado com outras cidades, como Parauapebas, Nova Ipixuna e Tucuruí. Em Redenção já tem até motorista sendo cadastrado”.

Nilvando de Jesus foi um dos primeiros motoristas cadastrados no aplicativo

Onde funciona no sudeste do Pará, já chama a atenção por estampar publicidade em vários veículos. É o caso do carro de Nilvando de Jesus, um dos primeiros motoristas cadastrados e já atuando há cerca de dois meses. “É um dos aplicativos que traz benefícios para a população porque temos hoje a menor taxa inicial de corrida, de R$ 6, é a menor do mercado a partir de 2,5 Km”, afirma. Essa taxa mínima, inclusive, é o carro-chefe da franquia para atrair clientes.

“Tecnicamente para o cliente é mais barato, não cobramos tarifa de cancelamento e nem adicional de parada. Por ser a taxa menor para o motorista a gente consegue sempre estar com uma tarifa menor para o passageiro e sem explorar o motorista. Também não temos tarifa dinâmica”, conclui.

SEGURANÇA

Outro diferencial do Urbano Norte é que o motorista não se cadastra pelo aplicativo, mas pessoalmente e junto à Associação de Motoristas de Aplicativo do Pará. Segundo o presidente da entidade, Jader Santos, para o cadastro é necessário apresentar antecedentes criminais, CNH com autorização para serviço remunerado e veículo próprio com no máximo oito anos de uso, quatro portas e ar-condicionado.

Ao avaliar a parceria, afirma acreditar que o serviço aumenta a concorrência, resultando em diminuição dos preços, e melhora os lucros de quem trabalha no ramo. “Os motoristas estavam cansados de pagar altas taxas então resolvemos buscar parceria com outro aplicativo e acabamos adotando a Urbano Norte como o padrinho dos motoristas. Eles acabam pagando uma taxa fixa, não importa o quanto eles arrecadem ou ganhem”.

Ainda em relação ao quesito segurança, Jader diz haver discussão com o aplicativo para que os motoristas também tenham acesso às fotos dos passageiros, como funciona ao contrário. “Os motoristas estão cobrando isso porque além de trazer maior segurança, facilita encontrar o passageiro em locais movimentados e também identificar quem está pedindo a corrida. Muita gente pede corridas para outras pessoas e isso acaba gerando confusão. Tem gente que embarca, o aplicativo gera um valor não esperado e acaba em confusão. Estamos cobrando isso do aplicativo e ainda não sabemos se a Urbano vai atender, mas estamos apresentando nossas solicitações”, disse.

Eduardo, por sua vez, garante que no começo do mês haverá uma reformulação e ela trará mais critérios de segurança também para os motoristas. Paralelamente a isso, a Prefeitura Municipal de Marabá já encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que regulamenta a atividade no município. Conforme Jader Santos, ainda haverá discussão sobre o documento e os motoristas deverão pressionar os vereadores para que vetem alguns artigos. “Há coisas já inviáveis e estamos cobrando que os vereadores vetem. A PMM quer, por exemplo, limitar a quantidade de motoristas, o que é anticonstitucional”, diz. (Luciana Marschall)