Correio de Carajás

Marabá agora tem um Mapa Gastronômico

O guia lista 50 estabelecimentos dos mais variados segmentos gastronômicos

Marabá recebeu a primeira edição de seu “Mapa Gastronômico”, uma ferramenta de buscas que irá colaborar para que turistas – e moradores – conheçam as melhores opções gastronômicas da cidade. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Marabá, o Sebrae e diversas entidades envolvidas com o turismo local.

O lançamento aconteceu na noite de terça-feira, 9, e trouxe ao público o guia que contém uma vasta lista de bares e restaurantes da cidade. Ele pode ser acessado através de um QR Code que foi espalhado em locais estratégicos de Marabá, uma maneira de os usuários acessarem o conteúdo com facilidade. Nele é possível encontrar informações como o cardápio dos estabelecimentos, endereços, contatos, redes sociais, horário de funcionamento e atendimento.

“A ideia é estarmos sempre atualizando endereços, telefones, cardápio e colocando novos estabelecimentos. Além dos locais, ele ficará disponível no site da Prefeitura para que todos possam consultar, beneficiando turistas e os moradores locais que quiserem a informação”, informa o secretário interino de turismo, Walmor Costa.

Leia mais:

Para a produção do mapa, foram realizadas inúmeras reuniões entre sindicatos, representantes da Secretaria de Turismo e o Sebrae, segundo explica Aurilene Silva, gerente regional deste último. “O projeto surgiu com pedido do Luciano (vice-prefeito de Marabá) e fizemos esse trabalho em conjunto. Entendemos que estava dentro das missões do Sebrae e começamos a desenvolver as estratégias para criação do mapa. Construímos as estratégias que se adequam a Marabá. Demos consultoria específica para melhoramento e adequação para lançarmos só depois desse trabalho, quando esses empreendimentos estivessem aptos a estar dentro do mapa gastronômico”.

O MAPA

O “Mapa Gastronômico de Marabá” também pode ser acessado pelo link https://drive.google.com/file/d/1AGPrbwo1hgw9h-by_3wxlQFkKXoloma7/view, além do QR Code. Ele lista 50 estabelecimentos marabaenses que contemplam os mais variados tipos de gastronomia, possuindo opções para todos os gostos.

“É uma ação de extrema relevância para o nosso turismo. Marabá é uma cidade polo regional. Tem muitas empresas, empreendedores, bons restaurantes. Somos referência regional, seja de mercado, de turismo e de gastronomia. Essa ideia surgiu para contemplar essa categoria. Os empreendedores sentiam falta desse guia, que levasse pra população o que temos de melhor”, comenta o vice-prefeito Luciano Dias.

Dauro Remor, presidente do Sindhotel, revela que desde 2021 a criação do mapa vem sendo idealizada. “Um projeto que nos foi trazido e conseguimos com a colaboração de todos incrementar ainda mais o que já havia sido proposto. São 50 restaurantes contemplados e a expectativa é que o hóspede e o turista de modo geral chegue na cidade e tenha acesso a esses estabelecimentos e informações”, conclui. (Luciana Araújo com informações da Secom/Prefeitura de Marabá)