📅 Publicado em 20/11/2025 15h58
Quando se une trabalho e propósito, os frutos colhidos são incontestáveis. É esse sentimento que inspira o casal de empreendedores Júnior Herculano e Joelma Silva, para quem a educação é um caminho capaz de transformar pessoas e, consequentemente, fortalecer a comunidade. Guiados por esse olhar, eles trouxeram para Marabá a Maple Bear, primeira escola bilíngue do município.
A unidade, inaugurada em 2025, marca a entrada de um modelo inovador que combina acolhimento, excelência pedagógica e um projeto de imersão total em inglês que impacta alunos desde a primeira infância.

As matrículas para o próximo ano letivo já estão abertas e visitas podem ser agendadas diretamente com a escola. A franquia marabaense atende, neste primeiro ano, crianças de um ano e meio a três anos, com ampliação programada para as turmas de 4 e 5 anos a partir de 2026. Todas as salas funcionam com até 15 alunos, garantindo proximidade e atenção a cada etapa de desenvolvimento.
Leia mais:É nesse ecossistema de valorização educacional, que a Maple Bear Marabá nasce como um passo ousado para a região, e ao contrário do que muitos podem achar, não é um curso de idiomas. Ela é uma escola regular que segue todas as normas da educação básica brasileira ao mesmo tempo em que oferece uma vivência bilíngue profunda e diária.
GRATIDÃO MATERNA
Todos os professores da Maple Bear são fluentes em inglês e, se a experiência da sala de aula impressiona pela metodologia, o que acontece no coração das famílias confirma que a proposta está funcionando.
Sara Cohen, mãe do pequeno Miguel de dois anos, descreve com emoção a tranquilidade que encontrou ao matricular o filho: “Eu senti que quando o Miguel chegou na Maple Bear ele se desenvolveu em relação à fala e ao inglês. Eu achava que isso não seria possível tão cedo, mas está sendo”.

Ela celebra que a evolução do filho não se restringe a sala de aula, mas também na socialização com os amiguinhos. Morando em Minas Gerais antes de voltar para Marabá, ela e o esposo carregavam o medo de não encontrar uma escola que atendesse seus padrões de qualidade. A chegada da Maple Bear devolveu a confiança e trouxe alívio.
“A Maple Bear tem um grande potencial de crescer como escola, uma educação que realmente pode fazer a diferença em Marabá”, diz com satisfação.
METODOLOGIA
É Kelly Bezerra, diretora da escola, quem descreve a essência da proposta de forma objetiva. Ela explica que a aprendizagem acontece em inglês desde a Educação Infantil, com imersão total até os 4 anos. Somente a partir dos 5 anos as crianças passam a ter parte das disciplinas em português, mantendo o equilíbrio entre os dois idiomas. Segundo Kelly, essa prática é respaldada por uma metodologia internacional sólida, reconhecida em dezenas de países.

“Não somos um curso de inglês, mas uma escola regular normal. A gente tem todas as diretrizes do Conselho Estadual de Educação, do Conselho Municipal e o que difere uma escola tradicional da Maple Bear é essa imersão no inglês”, reforça.
A inspiração desse modelo vem diretamente do Canadá, país referência em educação bilíngue. Leda Ostafichuk, canadense e treinadora da rede, veio a Marabá para colaborar com a formação dos professores. Sua presença é fundamental para orientá-los e garantir que a filosofia da imersão seja compreendida e aplicada com fidelidade.
“Como treinadoras da Maple Bear, nós viemos e trabalhamos com os professores para ajudá-los a apoiar o seu ensino com os alunos e garantir que a filosofia e a metodologia de imersão em inglês sejam apoiadas e avancem. Esta não é só uma escola bilíngue, é uma escola de imersão. Os alunos ouvem a língua inglesa o tempo todo”.

INSPIRADOS PELA EDUCAÇÃO
O projeto que hoje movimenta a comunidade escolar começou muito antes de a unidade abrir as portas. Júnior Herculano e Joelma Silva são as mentes responsáveis pela implantação do modelo em Marabá. E é Júnior quem conta que tudo nasceu de uma inspiração vinda de São Paulo e se transformou em decisão de vida.
O casal vendeu a própria casa, adquiriu terrenos, investiu no projeto arquitetônico e deu início às obras em 2024. Em janeiro de 2025 a construção ficou pronta e as primeiras turmas começaram.

Júnior lembra que sua própria trajetória foi atravessada pela força de uma professora que acreditou nele e que agora deseja multiplicar esse impacto para outras famílias.
“Eu sou fruto da educação. Uma professora pegou na minha mão, me apoiou e isso foi muito importante. Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas por meio da educação. Isso é o que nos move. Assim como eu e minha esposa nos desenvolvemos por meio da educação, queremos que outras pessoas se desenvolvam também”, declara Júnior.
Para tamanha entrega, a equipe da Maple Bear Marabá foi formada com cuidado. Todos os docentes são bilíngues e uma das professoras estudou na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Cada turma tem seu professor e também um auxiliar, reforçando o clima de proximidade que a escola se empenha em cultivar. Por enquanto as aulas acontecem apenas no turno da manhã, mas a estrutura está preparada para crescer até o Ensino Médio, etapa que integra o plano de expansão.

INSTITUCIONAL
A unidade marabaense da Maple Bear funciona com estrutura especialmente planejada para o desenvolvimento integral das crianças, alinhando as necessidades do século 21 a uma proposta moderna e inovadora de Educação Infantil.
A escola atende crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos e seguirá ampliando as turmas progressivamente até chegar ao Ensino Fundamental e, futuramente, ao Ensino Médio. Integrar uma rede presente em mais de 600 escolas em 40 países garante às famílias acesso a um modelo global, sem que seus filhos precisem deixar Marabá.
Na instituição todas as áreas do conhecimento são ensinadas em dois idiomas, permitindo que o inglês seja vivido no cotidiano da sala de aula e não apenas estudado como disciplina isolada. O foco está no desenvolvimento de fluência real, pensamento crítico, criatividade e autonomia, sempre com atenção às diretrizes da BNCC.
A metodologia da Maple Bear foi criada por especialistas canadenses e continuamente atualizada, com base em experiências, investigação, projetos e construção ativa do conhecimento. Em Marabá, esse modelo ganha vida em salas amplas, áreas de convivência, espaços criativos e ambientes que acolhem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos.
Para os idealizadores, escolher essa abordagem significa preparar as crianças para um mundo globalizado sem perder de vista os valores locais, como reforçam Joelma Silva e Júnior Herculano ao afirmar que desejam construir um projeto educacional que realmente transforma vidas.
