Correio de Carajás

Major Wilson assume 23º BPM em substituição a tenente-coronel Vallinoto

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 4, a solenidade de troca de comando do 23º Batalhão da Polícia Militar em Parauapebas (23ºBPM). Assumiu o comando da corporação o major José Wilson de Moura, em substituição ao tenente-coronel José Luiz Vallinoto de Sousa, que vai para Tucuruí.

A solenidade aconteceu no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e contou com a presença de diversas autoridades e integrantes da corporação, entre eles, o coronel Mauro Sérgio, comandante do Comando Regional II (CPR II).

Vindo de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, major Wilson disse que é com grande satisfação e desafio que assume o comando do 23º BPM. Com perfil operacional, ele frisou que já manteve reunião com a tropa e elogiou a conduta combativa dos policiais que atual na região de Carajás.

Leia mais:

“É uma tropa que diuturnamente está nas ruas no combate à criminalidade e tenho certeza que vamos realizar um grande trabalho em prol da população”, acredita o major, ressaltando que estará sempre buscando o apoio dos outros órgãos de segurança, para que juntos possam garantir uma cidade mais segura.

O novo comandante também garante que vai procurar fazer um trabalho buscando a parceria da comunidade. “Vamos estar mais próximos da população, porque a confiança da sociedade no nosso trabalho é o nosso indicativo de produtividade”, afirma.

Deixando o comando da corporação, o tenente-coronel José Luiz Vallinoto pontuou que está saindo tranquilo, na certeza que fez um bom trabalho. Ele afirma que assumiu o comando meio apreensivo, porque o seu antecessor, coronel Pedro Celso, tinha feito um ótimo trabalho à frente da corporação.

“Para substituir alguém assim, você deve se esforçar para fazer no mínimo do que ela fez, mas graças a Deus, tenho certeza que consegui realizar, com afinco, um bom trabalho também, reduzindo os índices de criminalidade em Parauapebas. É um ciclo que se fecha e que agora está sobre a batuta do major Wilson”, frisa o coronel, pedindo à população que confie e ajude a polícia nessa batalha contra a bandidagem.

Ele aproveitou o momento para agradecer à tropa, que considera uma das melhores com as quais já trabalhou, e dizer aos policiais que façam seu trabalho de cabeça erguida. Vallinoto ressalta que agora vai ser subcomandante do Comando Regional de Tucuruí, cidade que ele já conhece bem porque foi por três anos diretor da penitenciária do município.

Prestigiando a troca de comando, o comandante do Comando Regional II (CPR II), coronel Mauro Sérgio, destacou que esse é um processo inerente à corporação e elogiou o trabalho do tenente-coronel Vallinoto.

Segundo ele, o oficial foi requisitado para a missão em Tucuruí e o Comando Geral da Polícia Militar aceitou, por saber da capacidade operacional dele.

“É um oficial realmente diferenciado e combatente. Eu tenho certeza que ele irá fazer um trabalho brilhante em Tucuruí, a exemplo do que fez em Parauapebas”, enalteceu o coronel. (Tina Santos – com as informações de Ronaldo Modesto)