Parece mentira, mas não é: mais uma pessoa tentou tirar a própria vida, se jogando da ponte do Rio Itacaiúnas. Este é o sexto caso em menos de três meses. A nova tentativa ocorreu no domingo (19), por volta das 16h e possivelmente só não foi concretizada porque uma guarnição da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME) chegou a tempo e convenceu o homem a desistir do seu intento.
De acordo com os policiais militares, eles estavam fazenda ronda ostensiva quando foram informados por populares que um jovem de aproximadamente 19 anos demonstrava estar querendo atentar contra a própria vida, pulando da ponte.
A guarnição policial se aproximou do local, com cautela, seguindo os protocolos para gerenciamento de crises, em postura empática, dialogando com o jovem, o qual foi convencido a não consumar o ato.
Leia mais:Diante disso, a guarnição acionou o Núcleo Integrado de Operações Policiais (NIOP) e também o Corpo de Bombeiros que prestou atendimento de primeiros socorros e conduziu o jovem para o Hospital Municipal de Marabá (HMM).
O caso mais recente de tentativa de suicídio na ponte do itacaiúnas ocorreu uma semana atrás (dia 14), tendo como vítima a jovem Tainara Santos, que chegou a se jogar da ponte, mas sobreviveu com fraturas pelo corpo.
Antes dela, no dia 7 deste mês, o estudante Samuel Gomes, de 18 anos, tentou se jogar, mas foi salvo por populares. Antes deles, um rapaz de 22 anos chegou a se jogar e caiu na parte seca, mas escapou (o caso não divulgado pela Imprensa). No dia 16 de março, foi a vez de uma menina de 17 anos fazer o mesmo. Por último, em 8 de março, o empresário Washington Luiz de Oliveira Milhomem também se lançou par a morte, mas teve a queda amortecida pela lama onde caiu.
As pessoas que estão em depressão, precisando e ajuda, podem ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), cujo número é 188 (ligação gratuita). (Chagas Filho)