Correio de Carajás

Mais um bebê é salvo de engasgo pelos PMs de Morada Nova

Após o resgate, a própria guarnição levou a criança e a mãe para o Hospital Materno Infantil

O pequeno Luardson foi salvo do engasgo e está bem, graças à perícia e serenidade dos policiais

Antes mesmo de saber falar, o pequeno Luardson de Nazaré Coelho Sanches já teve que lutar pela própria vida. O bebê de apenas 1 ano e 4 meses viveu momentos de terror ao ter uma convulsão, que ocasionou seu engasgo na manhã desta quarta-feira (6). Ele foi socorrido por policiais militares de Morada Nova e após o susto, felizmente, está bem.

O pânico do momento dramático atingiu em cheio Jaciara de Jesus Muniz Coelho, mãe da criança. Diante do desespero, foi ela quem entrou em contato com a guarnição de Polícia Militar do 13º Posto Policial Destacado (13º PPD) de Morada Nova, conhecida por possuir treinamento adequado para ajudar neste tipo de emergência.

Ao chegar na casa da família, localizada na Avenida Engenheiro Antônio Luiz Rezende, no Residencial Tiradentes, o PM cabo Lucas foi ágil ao aplicar a “Manobra de Heimlich” na criança, habilidade que garantiu que Luardson voltasse a respirar.

Leia mais:

Enquanto isso, os soldados Maxwell e Marcos Dione deram apoio à mãe, parentes e vizinhos, mantendo-os calmos e permitindo que o cabo prestasse o socorro sem tumulto.

A tentativa de contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi feita pelo PM soldado Da Costa, mas apesar das inúmeras ligações, ele não conseguiu pedir uma ambulância.

Por conta dessa falta de comunicação, a guarnição levou Luardson e Jaciara até o Hospital Materno Infantil (HMI), onde o menino passou por uma avaliação médica e foi liberado.

A criança já havia ido à casa de saúde no dia anterior, conforme contou a mãe para a guarnição, porque ele estava com febre alta e secreção no pulmão. Jaciara explica que o atendimento foi feito e o bebê liberado naquele momento.

Na manhã desta quarta, a febre alta resultou na crise convulsiva de Luardson, que culminou no engasgo.

HISTÓRICO

Em uma definição, o termo herói é atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.

Diante da atuação dos policiais, é possível traçar um paralelo entre o histórico de resgates da guarnição composta pelos PMs cabo Lucas e soldados Maxwell, Marcos Dione e Da Costa e as qualidades que caracterizam a figura do herói.

Em 3 de janeiro deste ano, o recém-nascido Théo José de Oliveira Bezerra foi socorrido de um engasgo pela guarnição. O pequeno já estava há alguns minutos sem respirar e graças a ação rápida, tudo ficou bem.

Cerca de dois meses depois, o mesmo aconteceu com o pequeno Luardson de Nazaré Coelho, que também teve sua vida preservada.

SAIBA MAIS

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa que saiba executá-la corretamente. (Luciana Araújo)