Correio de Carajás

Mais dois suspeitos pelas mortes de guarda e servidor de Parauapebas são presos

A dupla estava escondida em uma área de matagal em Sapucaia, onde foram cumpridos os mandados de prisão

O trabalho conjunto entre as forças de segurança de Parauapebas, que contou com Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, teve êxito na prisão de mais dois suspeitos do crime que tirou a vida do guarda municipal Robson de Paula Azevedo, de 39 anos, e do amigo e servidor público Giovane Gomes Nascimento, de 42, no dia 23 de novembro. Deusimar Barbosa Martins, o “Galego”, já tinha sido preso no dia do crime e ontem, quinta-feira (1), foram presos Jocelio Souza Dourado e Vitor Pereira da Silva, no município de Sapucaia, no Pará.

Em entrevista coletiva na noite de ontem, na 20º Seccional Urbana de Polícia Civil, os responsáveis pelo caso detalharam a operação. Conforme o diretor da unidade, delegado Erivaldo Campelo, em posse dos mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário, a Polícia Civil de Parauapebas encontrou Jocelio Souza e Vitor Pereira em uma área de matagal de Sapucaia.

Leia mais:

Antes disso, explicou o coronel PM Aquino, levantamentos foram realizados nas imediações de Parauapebas, se estendendo para Canaã dos Carajás e Curionópolis. A partir desse trabalho, policiais colheram depoimentos de familiares e testemunhas, que foram repassados à inteligência da Polícia Civil e auxiliaram na identificação do paradeiro de Jocelio e Vitor, localizados e presos por volta das 13 horas de quinta.

Antes deles, havia sido preso ainda em flagrante Deusimar Barbosa Martins, o “Galego”, no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas. Inicialmente, ele foi levado à delegacia como testemunha do crime, mas acabou autuado por homicídio triplamente qualificado quando as investigações concluíram que, apesar de não ter sido o autor das mortes, ele colaborou diretamente para a execução dos assassinatos.

Os dois últimos presos serão encaminhados para o presídio de Redenção, no Pará, e posteriormente para a casa penal de Parauapebas, Comarca onde ocorreu o crime.

Participou da coletiva de imprensa, também, o secretário Denis Assunção, à frente da Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI).

CRIME

O crime ocorreu na madrugada do dia 23 de novembro, por volta das 03h30, no Bairro Cidade Jardim. A ação foi capturada por câmeras de segurança, que mostraram o momento em que o guarda municipal, que conduzia uma motocicleta, é atingido por um veículo branco. Logo depois três sujeitos – “Galego”, Vitor e Jocelio, como apontam as investigações – colocam a vítima dentro do carro.

Outro automóvel, de cor laranja, conduzido por Giovane Gomes, aparece perseguindo o carro dos criminosos pela cidade e, logo depois, o condutor é mostrado em outra câmera de segurança sendo agredido por chutes, socos e facadas por dois homens, que a polícia acredita serem Vitor e Jocelio. Ele morreu no local.

Com a prisão dos suspeitos, a Polícia Civil deverá seguir com as investigações para auxiliar o Poder Judiciário no processo criminal. A razão do crime, no entanto, segue sendo um mistério. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)