A manhã deste sábado, 16, teve uma programação diferente para os moradores da Marabá Pioneira, em Marabá. O governador do Estado, Helder Barbalho, esteve na Praça Duque de Caxias e na orla da cidade para fazer entregas importantes tanto para o município, quanto para a região sudeste do Pará. No evento ele entregou as chaves de 84 viaturas de polícia, entre elas uma para a Patrulha Maria da Penha. Dos veículos, 83 são destinados à Polícia Militar e 1 para a Civil, destes, 54 são para Marabá.
Acompanhando o governador estavam autoridades políticas de Marabá e região, incluindo o deputado Chamonzinho (MDB) e João Chamon Neto, secretário Regional de Governo.
Também foram oficialmente inaugurados os oito totens de segurança e monitoramento, instalados em pontos chave da cidade. Somado ao reforço dos veículos, esse recurso pode auxiliar no aumento da sensação de tranquilidade da população, em face a criminalidade que assola o município.
Leia mais:Na oportunidade, Helder ressaltou o compromisso do governo com o município e assinou o documento de criação da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil, entidade que recebeu uma das viaturas.
“Nós estamos implementando pela primeira vez a CORE, que tem o papel de apoiar as delegacias especializadas com reforço, com o que há de mais qualificado nas tropas da Polícia Civil”, explica Helder.
“É um momento importante para a segurança pública de Marabá e toda a região. Parabéns ao governo do Estado que está fazendo esse investimento aqui na nossa cidade e na circunvizinhança”, cumprimenta Chamonzinho. O deputado também expressa sua satisfação em ver o povo marabaense sendo cuidado pelas iniciativas do governo.
Além de Marabá, outros 12 municípios da região foram beneficiados com as viaturas da PM, entre eles Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Piçarras, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Nova Ipixuna, Itupiranga, Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará.
ENTREGAS DE OBRAS
Prestes a finalizar sua fala, Helder Barbalho parabenizou o Águia de Marabá pela vitória na Copa do Brasil e por ser o único time paraense a permanecer na disputa.
Helder frisa que está em contato com a mineradora Vale, cobrando e acompanhando de perto a entrega da unidade marabaense da Usina da Paz, que tinha previsão de inauguração para o aniversário da cidade, em 5 de abril, mas cujas obras estão avançando lentamente.
Além disso, otimista, o governador também dividiu com as pessoas presentes o seu desejo de inaugurar a Policlínica de Marabá no dia – ou no mês – de aniversário da cidade. O prédio em construção está localizado na Avenida São Paulo, entre as Avenidas Pedro Marinho e Itacaiúnas, no Bairro Novo Horizonte.
O núcleo da Policlínica será contemplado com salas de tomografia, ressonância magnética, raios-X e procedimentos invasivos. Haverá também sala de recuperação, mamografia, ultrassonografia, densitometria. Além de consultórios de ginecologia, otorrino e oftalmologia, dentre outros. Toda essa estrutura será responsável por oferecer 35 especialidades médicas para a comunidade.
CRIAÇÃO DA UESSPA
Quem também recebeu o governador Helder Barbalho foram representantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que carregavam uma faixa pedindo a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará (UESSPA).
Sobre isso, Helder fez questão de declarar que o projeto de criação está pronto e será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), para votação. A criação da Universidade Estadual do Oeste do Pará também é vislumbrada. O governador destaca que ambas terão a UEPA como “mãe”.
TOTENS DE MONITORAMENTO
Para o Correio de Carajás, Dilson Júnior, coronel e comandante geral da Polícia Militar no Estado, explica que embora os totens tenham sido instalados no mês de fevereiro, de lá para cá eles passaram por um período de testes e treinamento da equipe do Núcleo Integrado de Operações (NIOP 190), para atender as chamadas realizadas pelo equipamento.
Agora, tendo sido inaugurados pelo governador, os totens estão em pleno funcionamento.
Conforme explicado pelo CORREIO em fevereiro, os totens possuem câmeras com um moderno sistema de vigilância, que têm o módulo de reconhecimento facial e a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que faz a leitura de placas veiculares.
No totem há um botão, que pode ser acionado por qualquer pessoa caso ela precise de ajuda. Após o acionamento, o contato é feito com qualquer viatura que esteja nas proximidades do equipamento. Dessa forma, é dada uma pronta resposta ao cidadão.
Toda a sua estrutura é composta por materiais resistentes e antichoque, garantindo ainda mais segurança para seus usuários. (Luciana Araújo)