O Pará deve receber aproximadamente 50 mil turistas nacionais e internacionais na edição do Círio de Nazaré 2022, com estimativa de gasto médio desses turistas no montante de US$ 19,1 milhões em receitas para o estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Dieese-PA durante apresentação da Pesquisa do Perfil do Turista do Círio, na manhã desta quinta-feira (09), no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré.
“A pesquisa e os números são importantes para a elaboração do planejamento das nossas políticas públicas para o setor, o que é importante ser trabalhado, onde podemos atuar, o que precisamos reforçar, que pontos merecem maior atenção, bem como na definição das estratégias de marketing e promoção do turismo do Pará”, explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias.
Tanto o número de turistas quanto a receita gerada representam um crescimento superior a 66% na comparação com os dados obtidos em 2021, apontando um cenário de retomada da festividade. “Mesmo com todo o cenário econômico que nós tivemos, e o Pará não foge disso, são números que apontam na direção de uma recuperação gradual do Círio”, afirma o economista do Dieese-PA, Roberto Sena.
Leia mais:Os estados de São Paulo (12,75%), Maranhão (12,21%), Ceará (11,67%), Rio de Janeiro (8,41%) e Amazonas (6,51%) são os cinco principais emissores de turistas para o evento cultural e religioso. “Mas é importante destacar que tivemos turistas de todas as unidades da federação e também do exterior”, revela o estatístico da Setur, Admilson Alcântara.
Perfil – A pesquisa sinalizou ainda que mais de 78% dos turistas do Círio possuem menos de 50 anos, mais de 80% recebem entre 1 e 8 salários mínimos, das mais diferentes profissões, como professores, médicos, engenheiros, empresários, advogados, autônomos e comerciantes, dentre outros. Quanto à hospedagem, a maioria dos visitantes prefere ficar em hotéis (46,79%), casa de parentes (30,37%) e casa de amigos (16,55%). Já o meio de transporte predominante é o avião com 79,29%, seguido por ônibus de empresas com 11,58% e automóveis particulares com 5,86%.
Um dado que mostra a força de atratividade turística do Círio de Nazaré é a intenção de retornar dos visitantes, que alcançou mais 96%. A maioria dos visitantes (41,25%) permanece entre 5 e 9 dias em território paraense, e muitos demonstram interesse de conhecer os atrativos da capital como, por exemplo, a Basílica de Nazaré, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Mangal das Garças e Portal da Amazônia durante sua estadia, mas também apontam o desejo de conhecer outras localidades e destinos turísticos. Em especial, Salinópolis, Marajó, Combu, Marudá, Castanhal, Barcarena, Bragança e Marabá despertaram interesse nos turistas para um alongamento da viagem por ocasião do Círio.
“Esse interesse por outros destinos paraenses que o Círio desperta no turista, que é basicamente um turista do segmento religioso, apenas confirma a capacidade de atratividade do Círio de Nazaré como um evento de grande magnitude e, por isso mesmo, uma das maiores festividades religiosas do mundo. O que nos dá a possibilidade de trabalhar no aumento da permanência média e do gasto médio desse turista, na entrada de receitas no estado, e consequentemente na geração de emprego e renda para a nossa população”, conclui André Dias.
(Agência Pará)