A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) apreendeu, nesta terça-feira (26), dois veículos transportando ilegalmente 51 cabeças de gado. O flagrante aconteceu na coordenação de mercadorias em trânsito do Itinga, em Dom Eliseu, na divisa com o estado do Maranhão. O transporte era feito sem nota fiscal.
Um dos caminhões levava 30 cabeças de gado e o outro 21, resultando na emissão de termos de apreensão em valores superiores a R$ 21 mil, referentes ao pagamento do imposto estadual, ICMS, mais multa e juros. Os valores foram recolhidos pelos proprietários da mercadoria e a carga liberada em seguida.
Na mesma unidade, na segunda-feira (25), foi apreendido outro caminhão, dessa vez transportando 60 metros cúbicos de carvão, também sem nota fiscal. O motorista que transportava a mercadoria, flagrado no KM 56 da BR-222 pela blitz da fiscalização, acabou fugindo do local, deixando o veículo. Foi necessário chamar um chaveiro para levar o caminhão até a unidade fazendária.
Leia mais:O fato foi comunicado ao delegado da Polícia Civil de Dom Eliseu, porque se caracterizar crime ambiental. A mercadoria foi entregue a autoridade policial, a fim de municiar inquérito.
O coordenador do Itinga, o auditor fiscal de receitas estaduais, Amadeu Fadul, informou que nas três apreensões foi necessário o apoio da Polícia Militar de Dom Eliseu para transportar as mercadorias. (Agência Pará)