A 14ª Edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas reuniu mais de 35 mil romeiros, segundo a organização da festa. No ano passado, segundo cálculos da Polícia Militar, foram cerca de 35 fiéis que participaram da procissão.
A mudança de horário, de manhã para a noite, segundo padre Hudson, um dos organizadores do evento, também agradou aos devotos de Maria e a direção do círio vai se reunir, para discutir a possibilidade desse horário ser mantido nas próximas edições.
Este ano, devido à eleição de segundo turno, que aconteceu domingo, 28, a direção do círio adiantou para sábado, 27, a romaria e mudou o horário para a noite, para que os fiéis que trabalham pela manhã pudessem participar da homenagem à Padroeira dos paraenses.
Leia mais:A procissão saiu às 18 horas da Igreja de São Francisco, no Bairro Rio Verde, para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro Parque dos Carajás. O círio deste ano fez uma homenagem aos 30 anos da cidade de Parauapebas, que foi retratada em detalhes no manto de Maria.
O tema do Círio foi “Ano do Laicato Nacional: Com Maria, somos todos sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”; e lema foi “Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14)”. De acordo com o padre Hudson, a romaria foi tranquila, com poucas ocorrências de pessoas que tiveram algum problema de saúde devido ao cansaço ou calor.
O clima noturno, para o padre, contribuiu para redução dessas ocorrências e, por isso, será avaliada a possibilidade do horário ser mantido. Também segundo ele, não ouve qualquer ocorrência de assalto ou outra violência contra os fiéis.
“Foi uma romaria tranquila, com os fiéis seguindo a Mãe de Jesus, na devoção de amor e paz”, frisa o padre. O trajeto da romaria foi o mesmo do ano passado. Saindo da Igreja São Francisco, pegando as ruas JK, Sol Poente, Santa Maria, Perimetral Sul e Rio Grande. Depois seguiu pela Avenida F e Rua Yecuana, até a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, onde aconteceu a missa campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Vital Corbelline.
Dom Vital Coberlline destacou que o Círio de Nazaré deste ano está abordando a importância de trabalhar pela justiça social, para reduzir a desigualdade ainda tão grande no Brasil e no mundo. “Nós agradecemos aos irmãos e irmãs que estão nessa luta no mundo todo”, frisou o bispo. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)