A manhã desta terça-feira (7) marcou a realização da 3ª edição da Alepa Itinerante em Marabá, com o plenário da Câmara Municipal transformado em palco de debates e escuta popular. A iniciativa, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), leva as sessões do Legislativo estadual para cidades-polo, com o objetivo de aproximar o Parlamento da população e descentralizar as decisões políticas.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), e contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada, em um diálogo aberto sobre os desafios e soluções para o desenvolvimento regional. Entre os deputados presentes, registramos os que têm atuação em Marabá, como Wenderson Chamon, o Chamonzinho; Aveilton e Dirceu ten Caten. “Quando a comunidade é ouvida, os deputados correm atrás, cobram e os problemas são solucionados”, reconhece Chamonzinho.
Representando o Legislativo marabaense, participaram os vereadores Ilker Moraes (MDB), Jocenilson Silva (PRD), Vanda Américo (União), Maiana Stringari (PDT), Jhymmison Pacheco (PL), Cabo Rodrigo (PL), Cristina Mutran (MDB), Márcio do São Félix (PSDB), Ubirajara Sompré (MDB), Fernando Henrique (PL), Ronisteu Araújo (PL) e Miterran Feitosa (PRD). Atentos às causas sociais, os parlamentares participaram ativamente das discussões, reforçando o compromisso com a busca conjunta de soluções para os problemas da população.
Leia mais:
Em sua fala, o deputado Chicão destacou que mais de 30 deputados vieram a Marabá para participar do projeto Alepa Itinerante: “Levar o Parlamento para junto das pessoas é democratizar o poder. Estamos aqui para ouvir as demandas e transformar escuta em ação. Quanto mais o Legislativo se aproxima da população, mais efetivas se tornam as políticas públicas.”
O parlamentar também ressaltou a importância das audiências públicas como instrumento de participação social. “Escutar é essencial. Esta audiência busca compreender os desafios que atingem os municípios da região de Carajás e, a partir disso, construir respostas concretas. A Alepa está e sempre estará à disposição da sociedade”, afirmou.
O presidente da Câmara, Ilker Moraes, agradeceu a presença dos deputados e elogiou a iniciativa. “O que vivenciamos hoje é o exercício mais puro da democracia: o diálogo direto com o povo. Essa escuta traz esperança e abre caminhos para que possamos, juntos, encontrar soluções e gerar bons frutos para Marabá e toda a região.”

Durante a audiência, 61 moradores, lideranças e representantes de entidades civis se inscreveram para falar e 46 apresentaram as mais diversas demandas, de infraestrutura à educação e saúde, num ambiente de escuta ativa e construção coletiva. A Alepa Itinerante em Marabá reforçou o elo entre os poderes e a sociedade, transformando o plenário da Câmara em um espaço de participação cidadã e fortalecimento da democracia.