Correio de Carajás

Mais de 11 mil alunos de Marabá devem receber vale-alimentação

As entregas das carteiras já estão acontecendo nas escolas estaduais

A entrega do vale-alimentação, que deve beneficiar, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 11.137 estudantes em Marabá e 566.263 no Pará durante o período de suspensão de aulas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), começou nos últimos dias. E o CORREIO tem recebido muitos telefonemas e mensagens de pais e alunos com dúvidas sobre o acesso e sobre o uso do cartão. Nos primeiros dias não se sabia, por exemplo, quais os estabelecimentos que o aceitavam.

O benefício, no valor de R$ 80, está sendo destinado a estudantes da rede pública que não estão recebendo merenda escolar. Conforme a Portaria nº 698, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 7, as entregas só podem ocorrer nas escolas, cabendo aos diretores, vice-diretores e secretários (na ausência dos primeiros) o exercício do controle da distribuição aos alunos.

Os cartões vêm lacrados e com os nomes de cada beneficiário

A medida foi questionada pelas autoridades sanitárias, visto que a concessão dos vales-alimentação na modalidade presencial poderia acarretar aglomeração de pessoas, o que contraria as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da própria Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). A Seduc não chegou a cogitar a entrega por meio digital. Para receber o cartão, o estudante deve ir à escola onde está matriculado munido de documento oficial com foto. Caso seja menor de 18 anos, a retirada do vale só poderá ser realizada por pais ou responsáveis.

Leia mais:

Os vales são pequenos cartões magnéticos, que podem ser trocados por gêneros alimentícios. Apenas os estabelecimentos comerciais credenciados pelo governo devem aceitar o cartão. Aqui em Marabá, a princípio, apenas Shopping do Pão, Mercado do Modelo, Carro Chefe Supermercados, Colina Distribuidora, Sacolão Frutaria e Mercado, Supermercado Caiçara e Supermercado Alladin estão aptos a operar com o benefício.

Para efetuar a compra dos alimentos, o estudante deve levar o vale a um dos estabelecimentos mencionados e apresentá-lo ao funcionário que estiver no caixa. Este fará a leitura do código QR que aparece no canto inferior direito do cartão através de um aplicativo para celular chamado “Meu Vale”, pertencente à administradora dos tickets, e a inserção do valor a ser debitado. Após isso, o pai ou o aluno deve colocar a senha que vem no envelope do cartão para que o processo seja concluído.

Assim como os estabelecimentos comerciais têm uma plataforma para fazer a leitura dos dados do código e acompanhar as vendas realizadas no dia ou na semana, os alunos também possuem um aplicativo específico para consultar o valor disponível, bem como um extrato detalhado com as compras efetuadas. Esse aplicativo é o “Meu Vale Credenciado” e pode ser baixado nas lojas App Store (iOS) e Google Play (Android).

A iniciativa deve beneficiar estudantes de 20 escolas de Marabá e recebeu um investimento de R$ 12 milhões do governo. Além do vale-alimentação, a família recebe uma carta de apresentação com todas as orientações sobre o uso do cartão, informações nutricionais, sugestões dos produtos a serem adquiridos e de produtos não permitidos, como bebidas alcoólicas e refrigerantes, por exemplo.

AULAS NA TV

Outra ação desempenhada pelo governo como forma de minimizar os impactos da pandemia na vida escolar dos alunos foi a adoção de aulas pela televisão. Em parceria entre a Seduc e a Funtelpa, o Programa Todos em Casa pela Educação transmite as aulas pela TV Cultura todos os dias (exceto no domingo), das 15h30 às 17h30.

O foco do programa são os alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano ou desejam treinar para a prova. Os professores são todos efetivos da rede estadual.

SAIBA MAIS

Aqui em Marabá, a princípio, os estabelecimentos aptos a aceitar o cartão são: Shopping do Pão, Mercado do Modelo, Carro Chefe Supermercados, Colina Distribuidora, Sacolão Frutaria e Mercado, Supermercado Caiçara e Supermercado Alladin. (Da Redação)