Correio de Carajás

Mais de 11 mil alunos de Marabá devem receber vale-alimentação

As entregas das carteiras já estão acontecendo nas escolas estaduais
As entregas das carteiras já estão acontecendo nas escolas estaduais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A entrega do vale-alimentação, que deve beneficiar, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 11.137 estudantes em Marabá e 566.263 no Pará durante o período de suspensão de aulas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), começou nos últimos dias. E o CORREIO tem recebido muitos telefonemas e mensagens de pais e alunos com dúvidas sobre o acesso e sobre o uso do cartão. Nos primeiros dias não se sabia, por exemplo, quais os estabelecimentos que o aceitavam.

O benefício, no valor de R$ 80, está sendo destinado a estudantes da rede pública que não estão recebendo merenda escolar. Conforme a Portaria nº 698, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 7, as entregas só podem ocorrer nas escolas, cabendo aos diretores, vice-diretores e secretários (na ausência dos primeiros) o exercício do controle da distribuição aos alunos.

Os cartões vêm lacrados e com os nomes de cada beneficiário

A medida foi questionada pelas autoridades sanitárias, visto que a concessão dos vales-alimentação na modalidade presencial poderia acarretar aglomeração de pessoas, o que contraria as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da própria Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). A Seduc não chegou a cogitar a entrega por meio digital. Para receber o cartão, o estudante deve ir à escola onde está matriculado munido de documento oficial com foto. Caso seja menor de 18 anos, a retirada do vale só poderá ser realizada por pais ou responsáveis.

Leia mais:

Os vales são pequenos cartões magnéticos, que podem ser trocados por gêneros alimentícios. Apenas os estabelecimentos comerciais credenciados pelo governo devem aceitar o cartão. Aqui em Marabá, a princípio, apenas Shopping do Pão, Mercado do Modelo, Carro Chefe Supermercados, Colina Distribuidora, Sacolão Frutaria e Mercado, Supermercado Caiçara e Supermercado Alladin estão aptos a operar com o benefício.

Para efetuar a compra dos alimentos, o estudante deve levar o vale a um dos estabelecimentos mencionados e apresentá-lo ao funcionário que estiver no caixa. Este fará a leitura do código QR que aparece no canto inferior direito do cartão através de um aplicativo para celular chamado “Meu Vale”, pertencente à administradora dos tickets, e a inserção do valor a ser debitado. Após isso, o pai ou o aluno deve colocar a senha que vem no envelope do cartão para que o processo seja concluído.

Assim como os estabelecimentos comerciais têm uma plataforma para fazer a leitura dos dados do código e acompanhar as vendas realizadas no dia ou na semana, os alunos também possuem um aplicativo específico para consultar o valor disponível, bem como um extrato detalhado com as compras efetuadas. Esse aplicativo é o “Meu Vale Credenciado” e pode ser baixado nas lojas App Store (iOS) e Google Play (Android).

A iniciativa deve beneficiar estudantes de 20 escolas de Marabá e recebeu um investimento de R$ 12 milhões do governo. Além do vale-alimentação, a família recebe uma carta de apresentação com todas as orientações sobre o uso do cartão, informações nutricionais, sugestões dos produtos a serem adquiridos e de produtos não permitidos, como bebidas alcoólicas e refrigerantes, por exemplo.

AULAS NA TV

Outra ação desempenhada pelo governo como forma de minimizar os impactos da pandemia na vida escolar dos alunos foi a adoção de aulas pela televisão. Em parceria entre a Seduc e a Funtelpa, o Programa Todos em Casa pela Educação transmite as aulas pela TV Cultura todos os dias (exceto no domingo), das 15h30 às 17h30.

O foco do programa são os alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano ou desejam treinar para a prova. Os professores são todos efetivos da rede estadual.

SAIBA MAIS

Aqui em Marabá, a princípio, os estabelecimentos aptos a aceitar o cartão são: Shopping do Pão, Mercado do Modelo, Carro Chefe Supermercados, Colina Distribuidora, Sacolão Frutaria e Mercado, Supermercado Caiçara e Supermercado Alladin. (Da Redação)

Comentários

Mais

Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Consta na pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Lei Nº 54…
"Não é sobre partidos", afirma Ivete Sangalo sobre 500 mil mortes; veja outras reações

"Não é sobre partidos", afirma Ivete Sangalo sobre 500 mil mortes; veja outras reações

O Brasil ultrapassou o número de 500 mil mortes por Covid-19 e a cantora Ivete Sangalo compartilhou uma postagem no Instagram lamentado…
Vacina contra covid não tem efeito magnético

Vacina contra covid não tem efeito magnético

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR: É falso que a vacina contra a covid-19 deixe a pele “magnética”. Ao contrário do que…
Unidades judiciais de Carajás e do Araguaia têm nova etapa de retorno gradual

Unidades judiciais de Carajás e do Araguaia têm nova etapa de retorno gradual

A presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) estabelece que as unidades administrativas e judiciárias integrantes da Regiões do…
Produção de abacaxi e mandioca se destaca na Região do PA Lajedo

Produção de abacaxi e mandioca se destaca na Região do PA Lajedo

Da casa do agricultor Jedeon Miranda de Andrade, 33 anos, à produção de abacaxi, percorremos quase dois quilômetros, passando primeiro…
Moradores próximos ao Ramal S11D protestam em ferrovia

Moradores próximos ao Ramal S11D protestam em ferrovia

Em manifestação pacífica ocorrida neste domingo (20), no quilômetro 18 da Estrada de Ferro Carajás, em trecho do Ramal S11D,…