Centenas de produtos com prazo de validade vencido foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Conceição do Araguaia (VISA), na região sul do Estado, durante ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais. Foram fiscalizados supermercados, mercados, mercearias e similares. Entre os itens apreendidos, que segundo a Vigilância somam mais de 100 kg, estão gêneros alimentícios, cosméticos, inseticidas e outros.
Segundo a Vigilância Sanitária, as apreensões dos produtos vencidos ocorreram durante vistorias de rotina nos estabelecimentos comerciais na área urbana e todos os itens encontrados nas prateleiras com prazo de validade expirado foram recolhidos, já que representam risco de ameaça à saúde, caso consumidos fora do prazo de validade. As informações foram passadas à Imprensa nesta terça-feira, 21.
Ainda conforme a Vigilância, a maioria dos produtos apreendidos pertence aos gêneros alimentícios, como biscoitos, salgados e sucos; e itens de higiene e beleza, como cremes para o rosto ou para os cabelos. Alguns itens encontrados nas prateleiras estão com prazo de validade expirado desde março de 2020. Segundo o órgão, foram visitados 17 empreendimentos nas últimas duas semanas, em nove deles foram encontradas mercadorias impróprias para o consumo.
Leia mais:Todos os produtos recolhidos se encontram sob a guarda da Vigilância e serão recolhidos por uma empresa especializada, que realizará o descarte. A Vigilância recomenda aos consumidores que durante as compras verifiquem a validade dos produtos, a fim de evitar possíveis danos à saúde. O órgão informou que todos os locais com produtos com prazo de validade vencidos foram autuados. (Delmiro Silva)