Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) e do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (DMTU) avaliaram positivamente, na última quinta-feira (6), a campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Ao todo, foram 17 empresas atendidas, 521 pessoas alcançadas, três blitz educativas, oito exposições, corrida com 300 participantes e 13 visitas a órgãos públicos e pontos de táxi e mototáxi. “Se a gente atingir uma pessoa e essa pessoa se conscientizar em ser um motorista mais eficiente já alcançamos o objetivo. Uma vida vale muito e precisamos estar envolvidos”, afirmou o secretário da SMIS, Jair Guimarães.
Conforme ele, as equipes estiveram em empresas, escolas, logradouros públicos em vários segmentos falando do movimento e sensibilizando adultos para condução segura e humanizada – para que se diminua o número caótico de acidentes de trânsito – e educação das crianças. “Precisamos educá-las também na família, primeiro local onde elas devem ser educadas, na direção, enquanto passageiras em casa. Percebemos muitas vezes que a autoescola não dá conta, não é local de transformar cidadão em motorista que preserva a vida. Isso é na família, dando exemplo, na comunidade”.
Leia mais:Emanuel da Cruz, diretor do DMTU, destacou que o movimento surgiu há uma década e desde o início o órgão de trânsito do município vem trabalhando para apresenta-lo à sociedade e difundir mensagem entre condutores, ciclistas e pedestres. “O DMTU hoje alcança números que nos causam cada vez mais alegria. Neste ano criamos a primeira corrida do Maio Amarelo que incentivou a prática esportiva, mas também fez mais de 300 pessoas deixarem de pegar o veículo e irem participar junto ao DMTU da corrida”.
Além da prática do esporte nem si, essas pessoas também deram contribuição social. “Enviamos a mensagem do Maio Amarelo e trabalhamos também o lado social que é importante para a gente. Pudemos distribuir para entidades carentes mais de 600 kg de alimentos e isso mostra que a sociedade também vem abraçando nosso movimento e consequentemente os números de eventos de trânsito que também vem decaindo”, afirma.
Segundo o diretor, há uma média de 112 mil veículos registrados apenas em Marabá, além de uma frota flutuante de 25 a 30 mil veículos. A próxima campanha, já lançada agora, é a “Gentileza gera gentileza no trânsito”, que busca chamar atenção para atitudes gentis, como respeito à faixa de pedestre e às vagas de estacionamento para deficientes e idosos.
Rogério Matias, coordenador da Educação para o Trânsito, também ressaltou a adesão da sociedade à campanha. “Pela primeira vez tivemos certa dificuldade pra atender todos os órgãos, escolas e empresas que nos solicitaram, o esforço foi grande pra atender a todos e é exatamente o que esperamos da campanha, engajamento de toda a sociedade”, diz.
Conforme ele, a situação está fazendo o órgão repensar a campanha do próximo ano. “Antes do mês de maio vamos lançar para que as próprias empresas desenvolvam a campanha junto a seu público, daremos as estratégias e ferramenteiras e este público que é muito atencioso. Percebemos as pessoas muito sinceras em dizer aquilo que fazem errado no trânsito e se propondo àquilo que vão mudar”, afirma. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)